Definidos os campeões do Brasileiro de Basquete 3×3
Competição foi disputada em São José do Rio Preto (SP)
A Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3 já tem seus campeões. As equipes Rio Preto Protendit (Open Masculino), SMEL Rio Preto (Open Feminino) e Imbica (Sub-18 Masculino) garantiram o título da competição, neste domingo (18 de setembro), no Clube Monte Líbano, em São José do Rio Preto (SP). O evento foi organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Também foram definidos os representantes da categoria Open Masculino no World Tour México Master, nos dias 24 e 25 de setembro, no Shopping Perisur, na Cidade do México. Campeão do Circuito Paulista de Basquete 3×3, a equipe do Rio Preto Protendit (SP) já havia garantido a classificação no World Tour, passando a vaga para o segundo colocado da Etapa Final, o Our Team Joinville (SC) formado pelos jogadores Alan Tiago, Luís Guilherme, Jefferson Socas e Arquidally dos Santos.
“Desde o início da competição sabíamos que Rio Preto já havia garantido a vaga para o World Tour. Então quando vencemos a semifinal contra o Ameriquinha (SP) fomos acompanhar a semifinal deles. Acabamos comemorando mais do que eles, pois a final contra eles garantiria automaticamente a nossa equipe no World Tour. Como prevíamos a final foi disputada, mas com o dever cumprido. Agora vamos nos preparar para esse campeonato e a nossa expectativa é representar bem o Brasil”, declarou Guilherme Siedschlag Bez, presidente do Joinville.
As equipes do SMEL Rio Preto (SP) e As Super Poderosas (DF) travaram um duelo equilibrado na final do Open Feminino. A equipe da casa, com as jogadoras Danielli Garcia Curti, Bruna Mara Betaressi da Silva e Tayna Antunes Marinho, levou a melhor por 16 a 14.
“Realmente foi uma disputa bem equilibrada. Nossa equipe tinha uma estatura menor, então tivemos que recompensar na raça. Aplicamos uma boa defesa para segurá-las, realizamos bons arremessos de dois pontos e algumas bolas lá dentro do garrafão, além de ganharmos algumas faltas em nosso favor. Foi bacana e estamos muito felizes com a conquista”, disse Danielli.
No Open Masculino, o confronto entre os campeões de São Paulo e de Santa Catarina foi disputado até os minutos finais. Quando os paulistas do Rio Preto Protendit (SP) venceram o Our Team Joinville (SC) por 20 a 18.
“A final contra o Our Team Joinville foi muito disputada, assim como a semifinal contra o Lendas (RJ), em que vencemos de virada (21 a 20). O torneio foi muito equilibrado, com todas as equipes com chances de serem campeãs. Nós já estávamos classificados para o World Tour no Circuito Paulista. Então com este resultado fechamos com o título os três grandes campeonatos realizados no Brasil em 2016”, contou Diguinho, que com o time de Rio Preto já haviam conquistado os títulos do Circuito Paulista de Basquete 3×3 e o Challenge Internacional ANB3x3.
“Estamos muito focados para a disputa do World Tour no México. Por sermos uma equipe experiente e em ótima fase, nosso objetivo é a classificação para o World Tour Final em Abu Dhabi”, finalizou Diguinho.
Depois de ganhar o primeiro lugar da categoria Sub-18 Masculino na Etapa Brasília (DF), o time Imbica subiu no degrau mais alto do pódio na Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3. Na partida final, a equipe de Brasília superou os gaúchos do Sogipa U17 por 19 a 15.
As sete Etapas classificatórias do Campeonato Brasileiro foram realizadas nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Santa Cruz do Sul (RS), Itajaí (SC), São Paulo (SP), Pelotas (RS), Brasília (DF) e Salvador (BA). A Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3 foi uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a Federação Paulista de Basketball (FPB) e o Clube Monte Líbano de São José do Rio Preto, com o apoio do Projeto Encestando um Sorriso, Açúcar Guarani, Guaraná Antártica e Protendit. O Campeonato conta pontos para o ranking mundial da FIBA (Federação Internacional de Basketball).