DESTAQUE DA SEMANA: Samuel Santos, um paraense fazendo história em São Paulo


O armador/ala (2) marcou 35 pontos, batendo seu próprio recorde que era de 32 pontos contra o Palmeiras no último domingo (22) pelo Estadual Sub-19

Com 15 anos de idade, o garoto paraense Samuel Cezar Ferreira dos Santos teve que tomar uma decisão. Deixar sua querida cidade natal, Belém, os amigos, a família e tudo que tinha de afinidade no seu Estado para dar um salto naquilo que mais gosta de fazer: jogar basquete. E vem conseguindo.

Na rodada de domingo (22) pelo Campeonato Estadual Sub-19, o jovem e promissor jogador bateu seu próprio recorde ao marcar 35 pontos. É verdade que o Sendi/Bauru, dirigido pelo técnico André Germano, acabou perdendo para o Palmeiras por 100 a 83, mas ninguém tira o feito de Samuel.

“Fiquei muito feliz em ter alcançado minha maior pontuação individual. Infelizmente não saímos com a vitória que era nosso principal objetivo. Esses 35 pontos que anotei foram graças aos meus companheiros de time que me passaram confiança durante todo o jogo. Não estava me importando com minha pontuação. Só estava procurando ajudar a minha equipe e de uma forma natural os pontos vieram”, afirmou Samuel Santos que é fã do Russel Westbrook, jogador do Oklahoma City Thunder, na NBA, e de Denys Tavares, ex-jogador e seu primeiro técnico, no Paysandu, em Belém.

 

Nome: Samuel Cezar Ferreira dos Santos

Posição: ala/armador (2)

Altura: 1,84m

Data do nascimento: 18/01/1999

Local de nascimento: Belém-Pará

Clube de origem: Paysandu Sport Club

O capitão do Sendi/Bauru na categoria sub-19 conta sua trajetória no basquete. Incentivado por pelo tio, Henrique Monteiro, que jogou no próprio Paysandu, seu primeiro time e na Assembleia Paraense: “Comecei a jogar basquete no intervalo da escola. Meu tio jogou basquete no Pará e sempre gostei muito de esporte e me identifiquei muito rápido. Jogava todos os dias na frente da minha casa. E meu pai sempre me motiva. Na verdade toda minha família me apoiou ao máximo e sempre exigiram ao máximo de mim. Isso sempre foi um dos motivos para minha evolução””, afirmou Samuel que começou sua carreira de atleta federado no Paysandu, de Belém.

Levado para Bauru pelos técnicos Jonathan Cintra e André Germano, Samuel Santos tinha um recorde anterior na carreira. Havia marcado 32 pontos em um campeonato brasileiro de base em 2014. Mas fazer 35 em um Campeonato Estadual de São Paulo, foi algo que ficará na história da carreira do jovem paraense. “Treino muito e se Deus quiser em breve quero estar também no adulto. Só quero estar preparado fisicamente e mentalmente quando a oportunidade chegar”, afirmou.

O técnico do sub-19 do Sendi/Bauru, André Germano, só tem elogios ao jogador e capitão da equipe, Samuel Santos. “Ele chegou em Bauru com 16 anos. Ele é um menino que o identificamos em um Campeonato Brasileiro de base e o convidamos para jogar nas nossas equipes. Ele é muito agressivo ofensivamente, tem um ótimo corte tem ótimo aproveitamento de três pontos. Tem um físico muito forte, corre à quadra toda. Joga na posição 2, mas estamos trabalhando para ser um armador (1) porque tem um futuro muito promissor, não só pelas suas características, mas pelo que ele quer. Com certeza estamos tendo o prazer de trabalhar com um jogador no futuro será muito importante para o basquete brasileiro”, concluiu André Germano.

  

 NUMEROS AO FAZER 35 PONTOS CONTRA O PALMEIRAS

 

Minutos jogados : 33:36

Pontos: 35 pontos

Acertos de dois pontos: 11 de 15 (73%)

Acertos de três pontos: 2 de 6 (33%)

Lances livres: 7 de 10 (70%)

Assistências: 9 no total

Rebote: 1 (defesa)

Duas bolas recuperadas

33 de eficiência

Uma falta pessoal