Diadema é a casa do basquetebol 3 x 3 brasileiro


O basquetebol 3 x 3 brasileiro está em festa. E não é para menos. Afinal, a modalidade olímpica que não para de crescer acaba de ganhar um Centro de Treinamento exclusivo em Diadema, município da região metropolitana de São Paulo. O espaço foi inaugurado neste sábado (22/03) em um encontro cheio de apaixonados pela modalidade, que foram ao local prestigiar a programação do segundo dia de competições da primeira etapa do Campeonato Paulista 3 x 3. A competição começou na sexta-feira, vai até domingo e tem a participação de equipes masculinas e femininas divididas nas categorias Sub-18, Sub-23 e Adulto.

As duas modernas quadras do CT servirão para disputas de competições da Federação Paulista de Basketball e da Confederação Brasileira de Basketball. Mas o Centro de Treinamento de Diadema, gerido pela MCS Marketing Esportivo, tem muito mais a oferecer. O espaço de 2,3 mil metros quadrados de área construída possui instalações para capacitação de profissionais que atuam na modalidade, estúdio para produção de conteúdo, e será utilizado por cerca de 600 alunos de escolas municipais que aprenderão fundamentos do basquetebol de maneira gratuita no contraturno escolar.

Além de atletas e torcedores, a cerimônia de inauguração oficial contou com a participação de dirigentes esportivos e autoridades locais. O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, elogiou a iniciativa da Federação Paulista e da Confederação, celebrou o bom trabalho realizado pela MCS na promoção do basquete 3 x 3 e destacou o papel social do Centro de Treinamento:

“Hoje é um dia histórico para Diadema. Essa inauguração coloca nossa cidade no mapa do esporte brasileiro e internacional. Este espaço representa muito mais do que infraestrutura. Ele é um compromisso com o futuro e com a transformação social através do esporte”, disse o prefeito, que celebrou a presença da ex-atleta Marta Sobral como fonte de inspiração para os atletas que passarão a frequentar o CT.

Por sua vez, o presidente da Federação Paulista de Basketball, Mario Roberto Outuki, comemorou a parceria com a MCS e com a CBB que, segundo ele, será fundamental para o crescimento do 3 x 3 no Brasil.

“Olhando todo esse espaço dá até vontade de voltar a jogar! A inauguração do Centro de Treinamento é o início uma estrada para o surgimento de novos atletas e ídolos para o nosso basquete. Tenho certeza que essa parceria inicial com a Confederação Brasileira aqui no estado de São Paulo será modelo para parcerias que se estendam para outros lugares. Juntos nessa empreitada, a  Federação, a CBB e a MCS podem levantar novamente a bandeira do basquete”, disse Mário Outuki.

Se dirigindo aos atletas presentes, o presidente da FBP lembrou o papel de referência que eles exercerão para as novas gerações:

“Vocês são exemplos para aqueles que vão se tornar atletas amanhã. O mais importante de tudo isso é que estejamos todos de mãos dadas pelo basquete e que consigamos conquistar medalhas no futuro”, concluiu.

Maurício Santos, CEO da MCS, também se dirigiu aos atletas e destacou a qualidade das instalações do CT:

“A razão disso tudo aqui são vocês. Essa casa é de vocês e do basquete 3 x 3 brasileiro. Muito obrigado pela presença de todos e que a gente faça desse espaço um marco para o nosso esporte. Na estruturação dessas quadras nós temos tudo o que existe de mais moderno no[ basquete 3 x 3 no mundo e isso nos orgulha muito”, comentou o executivo.

Já o presidente da Confederação Brasileira de Basketball, Marcelo Correia Sousa, disse que o Centro de Treinamento é a materialização de um sonho e revelou como o espaço será utilizado a partir de agora pelas seleções brasileiras:

“Esse espaço será muito bem utilizado e de certa forma fazemos um reparo que é mudar o eixo do basquete 3 x 3 para São Paulo, o que é uma coisa natural. As nossas seleções, que treinavam todas no Rio de Janeiro, passarão a treinar em Diadema. A partir de maio Diadema passará a ser a capital do basquetebol 3 x 3 brasileiro. Esse é um compromisso nosso”, afirmou.


Além de Diadema outras duas cidades brasileiras ganharão centros de treinamento semelhantes: Salvador, na Bahia, e Contagem, em Minas Gerais.

O Campeonato Paulista de Basquete 3×3 é realizado pela Federação Paulista de Basketball e tem gestão pela MCS. A competição conta com patrocínio da Reals.bet.br, Penalty, Barrinhas de Cereais TRIO e da doTerra. Apoio da Prefeitura de Diadema e chancela do Ministério do Esporte.