Dica boa: Aproveita o “feriado” para assistir à série “The Last Dance”


São Paulo – Feriado prolongado em plena quarentena? Sim! Se você ainda não viu, aproveita então o tempo livre para assistir à série The Last ance” (“A Última Dança”, em tradução livre), disponível na Netflix, que conta a busca de Michael Jordan pelo sexto título da NBA com o Chicago Bulls na temporada 1997/1998. A série possui dez episódios no total e centenas de imagens inéditas.

O documentário conta em detalhes a temporada de 1997/1998, levando os fãs ao passado, onde tudo começou, desde as raízes na infância de Jordan, passando pela realidade dos Bulls antes da chegada do camisa 23, mostrando como a equipe foi construída depois da escolha do futuro astro no Draft de 1984, até chegar aos confrontos que levaram a equipe de Chicago à conquista do primeiro título em 1990/1991. A seguir, a série avança pelos outros cinco títulos da franquia, mostrando desafios, lutas e triunfos fora de quadra que colaboraram para o melhor “casamento” entre um atleta e uma equipe na história da NBA.

Números

O site Máquina do Esporte traz hoje uma matéria do jornalista Erich Beting falando sobre o sucesso absoluto da série “The Last Dance”.

Segundo o site, o documentário, o mais visto da história da Netflix, reforçou a marca Jordan e turbinou os negócios de todos à volta dele. Tipo: um par de tênis leiloado a um valor recorde de US$ 560 mil; artigos licenciados do Chicago Bulls vendendo cerca de 45% mais nos EUA e absurdos 650% no Brasil; a audiência da ESPN batendo recorde a cada novo episódio lançado no mercado americano. Isso sem falar no mercado paralelo de venda de artigos de Michael Jordan.

Desde 1984, quando decidiu aceitar uma proposta de seu agente, David Falk, e negociar com a até então terceira opção Nike, Jordan é sinônimo de grandes negócios para a fabricante e para ele próprio. Em 2019, a marca Jordan vendeu US$ 3,1 bilhões. Neste ano, é bem possível que ela consiga manter o ritmo de vendas.

Mas as coisas não param por aí. Além dos recordes de vendas, “The Last Dance” provocou um outro fenômeno dentro da própria NBA. O rejuvenescimento da geração dos anos 80/90.