Divisão Especial Feminina: estrelas das finais revelam suas expectativas para a decisão do Paulista
em Imprensa FPB
A Federação Paulista de Basketball promoveu nesta quinta-feira (28/11), a coletiva de imprensa das finais da Divisão Especial Feminina do Campeonato Paulista de Basquete, que foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da FPB no YouTube. O evento reuniu alguns dos personagens da decisão deste ano entre A.D Santo André e Unimed Campinas, cuja série melhor de três partidas começa nesta sexta-feira (28/11), a partir das 19h, no Ginásio do Tênis Clube Campinas. Por Santo André participaram do encontro virtual o técnico Rafael Choco e a ala-pivô Sassá. Os representantes do Unimed Campinas foram o técnico Bernardo dos Santos e a armadora Ineidis Casanova. Representando a Federação estavam o presidente Mario Outuky, o diretor-executivo Enyo Correia e o assessor de imprensa Marcio Mac Culloch Jr., mediador do encontro.
Com muita descontração, os adversários que vão brigar pelo título da competição que celebra os 100 anos da Federação Paulista falaram sobre suas expectativas para a série decisiva, que, ao que tudo indica, deve ter um duelo interessante entre Ineidis Casanova, cestinha do campeonato, e Sassá, a experiente ala-pivô, marcadora com muita energia e uma das principais reboteiras da temporada. Já os treinadores destacaram o equilíbrio que marcou os duelos entre as duas equipes durante a temporada. Se o Unimed Campinas foi a responsável por uma das duas derrotas de Santo André na Paulista, o time do ABC, por sua vez, devolveu o resultado na fase de Realinhamento. Ou seja: duelo empatado em 1 a 1 até aqui.
Fica agora a dúvida: quem desempata esse confronto e levanta o troféu do Campeonato Paulista? Você vai poder acompanhar essa briga ao vivo no canal oficial da FPB no Youtube e na Zapping TV, que vão transmitir a série completa das finais.
A Bola especial da Final e parcerias importantes
Durante a entrevista coletiva, Enyo Correia apresentou a bola exclusiva que será utilizada nas finais. Assim como aconteceu na decisão do título da Divisão Especial Masculina, a Penalty, parceira da FPB há 40 anos, produziu bolas especiais para as finais femininas. O diretor executivo também enalteceu a parceria com a DoTerra, empresa especializada em óleos essenciais e cuidados naturais. A colaboração entre a FPB e a DoTerra visa não apenas o incentivo à prática esportiva, mas também promover o bem-estar das atletas e envolvidos no campeonato.
O que esperar das Finais?
Se você não conseguiu acompanhar a entrevista coletiva desta quinta-feira não se preocupe: ela está disponível na FPB TV Oficial no YouTube neste link . Confira abaixo um resumo do que foi falado pelos participantes.
Mario Roberto Outuki – presidente da Federação Paulista de Basketball
“Quero agradecer a todos os participantes dessa importante divisão de basquete feminino, não só para o estado de São Paulo, mas acredito que para o continente sul-americano. Parabenizo as equipes finalistas A.D Santo André e Unimed Campinas pelo belo trabalho que desenvolveram até aqui e com certeza a vitória na final não será apenas de uma única equipe mas de todas as atletas, técnicos e membros de comissões técnicas, que são importantes referências para as categorias de base. Vocês são os espelhos para aquelas que estão chegando. Então, quem ganha com finais tão interessantes é o nosso amado basquetebol.”
Enyo Correia – diretor executivo da Federação Paulista de Basketball
“Esse é um ano muito especial para nós porque completamos 100 anos de existência. A Federação tem uma rica história, construída por muitas pessoas. Muitos dirigentes, muitos colaboradores e muitos patrocinadores ao longo de 100 anos. É a maior federação do Brasil sem sombra de dúvida em número de jogos realizados, em qualidade técnica e no nível dos profissionais que fazem parte dela. Tudo isso fecha o contexto de hegemonia do basquetebol paulista no Brasil. Cada um de vocês, atletas, técnicos, membros de comissões técnica e dirigentes fazem parte disso. Vocês fazem o basquete de São Paulo ser o maior e melhor do país. E a Divisão Especial Feminina vai fechar a temporada do centenário como a principal divisão em atividade. Em 2024, nós tivemos excelentes jogos. As equipes se reforçaram e se reestruturam e isso teve impacto na qualidade técnica das partidas. Parabenizo a A.D Santo André e o Unimed Campinas por chegarem às finais e tenho certeza que vocês vão fechar a competição com chave de ouro”.
Rafael Choco – Técnico da A.D Santo André
“Estamos muito felizes por estarmos nestas finais. Fizemos um campeonato muito bom em que as meninas entenderam quais eram os nossos objetivos e o que nós teríamos que fazer para alcançar esses objetivos. Na fase regular tivemos uma campanha sólida e um dos responsáveis por essa campanha sólida foi justamente a equipe do Unimed Campinas porque fomos atropelados por eles logo no primeiro jogo do Paulista e isso nos obrigou a fazer uma correção de rota (risos). Como há males que vêm para o bem, essa derrota mudou a nossa trajetória.
Desde então fizemos um campeonato muito bom. As meninas conseguiram entender o que a comissão estava querendo, em especial na parte física. O Paulista é um campeonato muito duro e exige muito. Não tem jogo fácil. Em toda praça que você vai jogar, todas as equipes têm jogadoras qualificadas… De qualquer forma, todo mérito pela campanha é das meninas. A determinação e o foco delas em se manterem saudáveis foi muito importante, em especial neste final de temporada. Logicamente estamos muito felizes por estarmos na final e prontos para tentarmos esse título contra uma equipe muito qualificada como o Unimed Campinas.”
Sassá – ala-pivô da A.D Santo André
“Representar Santo André sempre é muito gratificante para mim. Me sinto muito bem e estou em casa porque considero que jogo aqui “desde sempre”. Sempre é uma honra representar essa camisa. Agora, sobre a temporada…Foi punk, galera!. Os jogos foram difíceis agora nos playoffs e eu brinco dizendo que já estou até cansada de pensar nos próximos! A gente vem treinando muito duro e realmente depois que perdemos para o Unimed no primeiro turno, nós demos uma mudada de rota. Não foi tão fácil e calmo quanto o Choco falou…Foram treinos e treinos e treinos sem folga durante a temporada. E com isso acho que estamos preparadas. Todo atleta quer estar em uma final e nós estamos onde queríamos estar.
Estou muito ansiosa, sou muito ansiosa, para esse jogo de amanhã (esta sexta-feira) que vai ser na casa do adversário mas estamos preparadas e firmes para se Deus quiser sairmos com uma vitória.”
Bernardo dos Santos – técnico do Unimed Campinas
“Tivemos alguns altos e baixos durante a temporada, com algumas derrotas ingratas dentro desse processo todo. Mas o maior ajuste feito foi o trabalho do dia a dia. Nós que estamos ali todos os dias sabemos que as meninas, mesmo com dor e cansadas, se entregam e treinam o tempo todo. Então acho que esse é o maior ajuste que a gente pode fazer. Apesar das derrotas a gente continuava trabalhando firme. Além disso, os times se estudam…Esse é um ponto importante. Depois que engatamos essa sequência de sete vitórias no primeiro turno, os adversários nos enfrentaram depois já jogaram sabendo o que nós iríamos fazer.
Mas no dia a dia a gente sabia que iria mudar e passar pela fase ruim. Conseguimos ganhar uma consistência no começo dos playoffs. Apesar da derrota na prorrogação para Itu na última rodada do Realinhamento, nós fizemos um bom jogo naquela ocasião e ali já conseguimos nos encaixar para a série das quartas contra o Ourinhos. Agora teremos finais muito equilibradas contra Santo André. São duas equipes de muita qualidade e que vão fazer grandes jogos nessa decisão”.
Ineidis Casanova – armadora do Unimed Campinas
“Acho que a minha boa temporada se deve a ter uma cabeça boa. Além disso, muito treino. Sempre falo que isso se deve também ao bom trabalho que é realizado aqui em Campinas no que diz respeito à preparação física, à parte técnica-tática e ao aspecto psicológico. Acho que isso somado é a chave para manter uma jogadora um pouco mais focada e com a cabeça tranquila dentro de um time.
Acho que o fundamental em quadra nestas finais será a gente se divertir. Sabemos o potencial que tem o time de Santo André. Assistimos os jogos delas e sabemos que o time tem jogadoras de qualidade. Mas vai ser uma festa, com dois times que merecem estar na final. ”
Detalhes da série Final
O primeiro jogo da decisão acontece amanhã, 29 de novembro, no Tênis Clube de Campinas, às 19h00. O segundo jogo será realizado em Santo André, na segunda-feira, 2 de dezembro, também às 19h00, no G.M. Parque Celso Daniel. Caso a série termine empatada em 1×1, o terceiro e decisivo jogo acontecerá na quarta-feira, 4 de dezembro, também em Santo André.
A expectativa é de jogos intensos, com duas equipes extremamente preparadas e motivadas em busca do título. As finais prometem ser um grande espetáculo para o basquete feminino paulista, com muita emoção e qualidade em quadra.
A FPB e os times finalistas convidam todos os fãs do basquete a acompanharem a decisão, seja presencialmente ou pelas transmissões ao vivo, para celebrar a grandiosidade do esporte feminino no estado de São Paulo.
Confira a data dos jogos:
- 1º Jogo: 29/11, às 19h00 – Tênis Clube de Campinas
- 2º Jogo: 02/12, às 19h00 – G.M. Parque Celso Daniel, Santo André
- 3º Jogo (se necessário): 04/12, às 19h00 – G.M. Parque Celso Daniel, Santo André