Dois jogos abrem o Paulista da Divisão Especial Feminina nesta sexta


Crédito – Nathane Agostini

São Paulo – O Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina 2019 tem início, nesta sexta-feira, com dois jogos. O Ituano Basquete faz sua estreia fora de casa contra a equipe do Pró-Esporte/Sorocaba fora de casa, às 20h, no Ginásio Municipal Gualberto Moreira, em Sorocaba. Já o Usina Tietê – Bax Catanduva recebe o Basketball Santo André/Apaba, às 20h, no Ginásio Anuar Pacha, em Catanduva.

Sesi/Araraquara, Vera Cruz Campinas e Ituano Basquete completam as equipes participantes da edição deste ano da competição estadual. O campeonato será jogado em turno e returno na fase classificatória, sendo que os dois primeiros colocados se classificam diretamente para as semifinais, enquanto as demais agremiações disputam as quartas de final.

Às vésperas da estreia da equipe no Estadual, o técnico do Ituano, Antônio Carlos Barbosa, vê a seguimento do trabalho, que vem sendo feito desde o início do ano, como uma vantagem para o novo campeonato.

“Acredito que a gente possa fazer uma competição muito boa, porque é continuidade de trabalho. Nós voltamos a treinar no final de julho – após os [Jogos] Regionais, demos uma semana de folga e retornamos – todas as atletas bem focadas e determinadas no trabalho”, comentou o treinador.

Além dos treinos físicos, técnicos e táticos realizados na academia e na quadra, a equipe realizou também jogos-treinos semanais no último mês – três deles com a equipe masculina Sub-20 de Itu, comandada pela Profª Rafaela Cristina Eugênio, e um com a equipe Sub-18 de Itupeva – visando a preparação para o Paulista.

“Nós fizemos três amistosos com a equipe masculina local e esses jogos foram muito úteis também para eles, senti a evolução do trabalho deles com a professora Rafaela; e ontem com a equipe masculina de Itupeva, uma meninada defendendo muito bem, com diversas variações defensivas, que marca forte, mas com uma condição física que permite o jogo. Então, esses jogos foram muito úteis na nossa preparação”, avaliou Barbosa.

Quanto às expectativas para o campeonato, o treinador do rubro-negro vê uma competição ainda mais disputada do que a edição anterior. “É um Campeonato Paulista diferente do ano passado, o nível dele é mais alto, porque ficaram 6 equipes, consequentemente essas equipes absorveram mais jogadoras e ficou um campeonato forte. É uma oportunidade de fazer uma boa participação e brigar para ficar entre os quatro [primeiros colocados]”, disse.

Atual tricampeão, o Santo André/APABA/Caoa Chery iniciará a competição desfalcado, visto que não poderá contar com as armadoras Alana Gonçalo, servindo a Seleção Brasileira na Copa América, e Erika Leite, que está treinado com a Seleção Brasileira Militar.

Mesmo com essas ausências importantes, Arilza Coraça, técnica do Santo André, está confiante. “Mesmo sem contar com a Alana e com a Erika acredito em uma boa estreia, pois estamos com um grupo mesclado e de base jovem, com as jogadoras da nossa base completando o time adulto. Mas, está todo mundo motivado para vencer esta primeira partida, nos preparamos bem para trazer o resultado positivo para Santo André”, comentou.

“Encerramos a preparação com um jogo-treino contra a equipe sub-16 masculina do Santo André/APABA e nos apresentamos bem”, complementou Arilza.

As novidades do Santo André/APABA/Caoa Chery para esta competição são as pivôs Letícia Rodrigues (ex-Sampaio Basquete) e Raphaella Marciano, que está retornando ao clube, e a armadora Maíra Horford (ex-Sesi Araraquara).

Campeã da última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), Letícia Rodrigues está muito bem adaptada ao novo clube. “Tenho estado muito ansiosa para essa partida, mas estou muito confiante, o time está me tratando muito bem e isso é ótimo. As coisas vêm fluindo e cada dia estamos mais entrosadas e se doando uma pela outra. O começo para toda equipe é sempre com altos e baixos, mas tenho plena certeza que estaremos juntas em tudo”, relatou.