Duelo entre Paulistano CORPe e Sesi Franca Basquete abre semifinais do Paulista neste sábado


A Divisão Especial A-1 Masculina do Campeonato Paulista de Basquete entra em sua fase decisiva a partir deste final de semana, com o começo dos duelos pelas semifinais. A etapa que apontará os finalistas da competição será disputada em séries melhor de três jogos e terá início no sábado (28/09) às 18h, com o confronto entre o Paulistano CORPe, atual campeão paulista, e o Sesi Franca Basquete, campeão mundial de clubes. Em função da indisponibilidade da quadra do ginásio Antonio Prado Junior nesta data, a partida será disputada no ginásio do Morumbis e terá transmissão ao vivo da TV Oficial da FPB no YouTube e pelo canal NSports, que está presente na Claro TV, Vivo TV e Sky Plus.

O outro cruzamento das semifinais colocará frente à frente o São Paulo Futebol Clube e o Farma Conde São José Basketbal. O primeiro jogo será disputado neste domingo (29/08), a partir das 18h, no ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos.

Franca se recuperou ao longo da competição
Sesi Franca e Paulistano CORPe chegaram às semifinais com trajetórias distintas no Paulista que comemora os 100 anos da Federação. Multicampeão nas últimas temporadas, tendo conquistado o mundial de clubes e o tricampeonato do NBB, a equipe comandada por Helinho Garcia iniciou o Estadual dividindo suas atenções com a Liga de Desenvolvimento de Basquete e ainda sem seus principais astros, como Lucas Dias, Georginho de Paula e David Jackson.

Isso colaborou para as duas derrotas nas primeiras rodadas. No entanto, com a força de seu elenco completo, Franca se recuperou e aos poucos foi subindo na tabela, até chegar à liderança do campeonato na última rodada da fase de Realinhamento. Em seguida, não teve dificuldades para superar o Basket Osasco por 2 a 0 na série melhor de 3 das quartas de final.

Crédito: Marcos Limonti/SFB

 

Um dos personagens da boa campanha francana no Paulista tem sido o argentino Facundo Corvalan. O armador de 25 anos chegou para reforçar o time do interior após duas boas temporadas do NBB pelo Unifacisa, de Campina Grande, na Paraíba. Disputando o Campeonato Paulista pela primeira vez, ele espera um duelo difícil contra o Paulistano e afirma que a concentração e o foco serão as armas para vencer:

“Sabemos que vai ser uma série dura demais, em que vamos precisar colocar toda a nossa energia para passar pelo Paulistano. Se tivermos o foco certo e conseguirmos colocar a nossa intensidade, a série será nossa”, aposta o argentino.

Com a autoridade de quem já viveu muitos momentos decisivos, o técnico Helinho Garcia sabe que Franca não terá vida fácil contra o time liderado pelo amigo Demétrius Ferraciú. Antes da viagem para São Paulo, o treinador comandou treino em que colocou seus jogadores para atuar pensando em como neutralizar o adversário:

“Esse último treino antes da viagem para a viagem foi para nós colocarmos a cabeça nas semifinais e pensando nas características dos jogadores do Paulistano, refletindo sobre aquilo que eles mais gostam de fazer para que a gente possa estar o mais preparado possível para conseguir uma primeira vitória jogando lá em São Paulo”.

Paulistano mostra força nas quartas de final
No início do Paulista, o Paulistano CORPe também dividiu suas atenções com a Liga de Desenvolvimento. Com um elenco recheado de jovens talentos, o time da capital venceu a LDB, mas acabou oscilando na fase de classificação e chegou às quartas de final em quinto lugar geral.

Mas na reta final da fase de Realinhamento (segundo turno) já foi possível observar uma grande evolução no jogo do time do técnico Demétrius. Sempre atuando com muita intensidade na defesa e no ataque, o Paulistano se impôs ao Corinthians, venceu os playoffs por 2 a 0 e eliminou o rival.

Wilian Oliveira/Foto Atleta

O bom momento deixa Demétrius Ferraciú otimista por uma vaga na final:

“Tenho a expectativa de que teremos uma grande semifinal. Vamos enfrentar uma equipe forte, com ótimos jogadores e um grande técnico. Com certeza será um grande desafio para o Paulistano, mas ao mesmo tempo a nossa equipe está super motivada e confiante. Temos que estar 100% ligados para podermos jogar de igual para igual e colocarmos em quadra tudo o que fizemos de bom até agora e que nos deu as condições de estarmos em uma semifinal”, concluiu o treinador.