Em noite de Gabriela, Itu derrota Santo André e fica uma vitória da final do Estadual


O primeiro jogo da série foi em Itu. Agora, a série vai para Santo André. Em Araraquara começa a série semifinal entre Sesi/Araraquara e Vera Cruz/Campinas

A equipe do Ituano conquistou na noite desta segunda-feira (26), no ginásio Joaquim Dias, em Itu, a sua principal vitória no Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina. Fazendo sua melhor partida até agora na competição, a equipe do técnico Antônio Carlos Barbosa derrotou Santo André/Apaba, por 73 a 51 (34 a 21 no primeiro tempo) na primeira partida da série melhor de três pelo playoff semifinal e fica precisando de mais uma vitória para ser finalista do campeonato.

Imprimindo um ritmo forte na defesa e com um contra-ataque mortal, o time de Itu dominou todos os setores do jogo ao fazer 20 a 9 no primeiro período. Ao fazer 26 a 11, o técnico de Santo André, Bruno Guidorizzi tentou animar suas jogadoras para melhorar o rendimento em quadra. No entanto, comandado pela armadora Joice Rodrigues e em uma noite feliz de Gabriela de Paula, o Ituano fechou o primeiro tempo com 13 pontos na frente: 34 a 21.

Depois que abriu 25 pontos (51 a 26), com uma parcial de 17 a 5m completado com uma cesta de três pontos de Palmira Marçal, o Ituano soube jogar com inteligência e chegar a maior vantagem no jogo no quarto período que foi 29 pontos (69 a 40), com quatro pontos seguidos de Gabriela de Paula.

“A equipe jogou com inteligência, marcando forte e procurando fazer o nosso jogo. O time está unido há tempo e isso vem fazendo com que consigamos bons jogos como ocorreu nos Jogos Abertos. Isso é fruto do trabalho de todas jogadoras e comissão técnica”, afirmou Kelly Muller, uma das líderes da equipe.

Para o técnico Bruno Guidorizzi, de Santo André, uma segunda derrota no campeonato – fez 13 vitórias e uma só derrota na primeira fase – para ser esquecida. “Itu fez uma grande partida em todos os sentidos. Fez com que cometêssemos erros que o time não vinha cometendo. Méritos da equipe de Itu. Tentamos baixar o time para melhorar na velocidade, mas não conseguimos. Agora é pensar no segundo jogo para buscar o empate na série”.

Gabriela de Paula, com 22 pontos, 15 rebotes, uma assistência e uma bola recuperada foi o destaque maior de Itu, seguida por Luana Souza, com 12 pontos, quatro rebotes e três assistências, Palmira Marçal (17 pontos, sete rebotes, três bolas recuperadas e uma assistência; Kelly Muller, com seis pontos, 14 rebotes e duas assistências e Joice Rodrigues, com 14 assistências, nove pontos, quatro rebotes e quatro bolas recuperadas. No total, Itu pegou 52 rebotes, sendo 15 de ataque.

Para o time de Santo André, atual campeão paulista, Jaqueline de Paula, com 18 pontos foi a principal cestinha, seguido por Bárbara Bazilio (nove pontos, 10 rebotes e uma assistência) e Ana Beatriz (nove pontos, duas assistências e um rebote). No total, Santo André pegou 40 rebotes, sendo 11 de ataque.

O segundo jogo da série será na próxima sexta-feira (30), em Santo André. Caso vença novamente, Itu será finalista. Caso vença Santo André, no dia 2 de dezembro haverá o terceiro jogo da série.

SESI/ARARAQUARA X VERA CRUZ/CAMPINAS

A outra série semifinal do Campeonato Paulista Feminino começa nesta terça-feira, em Araraquara, onde o Sesi/Araraquara, terceiro colocado na fase de classificação, vai enfrentar o Vera Cruz/Campinas, segundo colocado na primeira fase e atual campeão nacional. O jogo, com transmissão ao vivo pela TVFPB, terá início às 20 horas e será disputado no ginásio Gigantão, em Araraquara.

Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o Vera Cruz tem a vantagem de jogar os dois últimos jogos da série em Campinas.

 

Semifinal do Paulista Feminino

Santo André/Apaba 0 x 1 Ituano Basquete

Jogo 1 – Ituano 73 x 51 Santo André, em Itu

Jogo 2 – sexta-feira (30), 19 horas, em Santo André

Jogo 3 – domingo (2/12), 17 horas, em Santo André*

 

Vera Cruz Campinas x Sesi/Araraquara

Jogo 1 – terça-feira (27), 20 horas, em Araraquara

Jogo 2 – sábado (1/12), 17 horas, em Campinas

Jogo 3 – segunda-feira (3/12), 19 horas, em Campinas*

*Se necessário