Exemplo de formação: conheça Altieri, técnico referência da base paulista


Crédito – Divulgação

São Paulo – Natural de Francisco Morato, Raimundo Altieri da Costa, 37, é um dos bons técnicos da base do estado de São Paulo, e principalmente, referência quando o assunto é formação de atletas. Atual treinador da equipe Sub14 do Mauá, Altieri também é técnico do Sub13 de Barueri.

O começo: Altieri iniciou a trajetória como técnico de basquete no ano de 2004, em Francisco Morato, onde conquistou títulos importantes, por exemplo, Jogos Regionais nas categorias Sub21 e Adulta. ‘’Foi um trabalho fantástico que desenvolvi na prefeitura de Francisco Morato. Lá consegui ganhar títulos importantes como um tricampeonato de jogos regionais, nas categorias adulta e Sub21. Além disso, fiquei extremamente feliz, pois consegui colocar os atletas dentro dos times da FPB’’, disse o técnico.

Nova equipe: Após o bom trabalho em Francisco Morato, Altieri foi convidado para trabalhar no Grêmio Recreativo Barueri (GRB) por convite das treinadoras Rosana Lopes e Alessandra Malichesqui e começou a dirigir as equipes Sub11 (escolinha) e Sub14. Em Barueri, além de bons resultados, o técnico colecionou diversas experiências e aprendizados. ‘’ Trabalhar no GRB foi extremamente gratificante, aprendi muito, havia um grupo de estudos, em que sempre tínhamos um troca de informações com os técnicos de todas as categorias. Além disso, tive a chance de aprender muitos com grandes técnicos que por lá passaram, por exemplo, Rosana Lopes, Diego Florez e Larissa Wosniack. A estrutura era fantástica, havia equipe multidisciplinar, nutricionistas, preparadores físicos e fisioterapeuta para todas as categorias’’, concluiu Altierri.

Exemplo de formação: A região de Barueri é um grande polo de desenvolvimento para o basquete de São Paulo, diversos atletas que se destacam hoje jogando profissionalmente passaram pelas mãos de Altieri em Barueri. É o caso, por exemplo, de Roberto Fagundes, Dikembe e Danilo Penteado. ‘Barueri tinha se tornado uma potência no basquete de base do Brasil de uma forma bem legal. Não precisamos chamar atletas, eles apareciam em busca do nosso trabalho e estrutura que poderíamos oferecer. Além disso, 90% dos atletas eram da cidade ou cidades vizinhas, o que enaltece ainda mais o trabalho feito na região. Lá se formou diversos nomes que hoje circulam pelo cenário nacional adulto, tudo fruto de uma visão bem estruturada da base’’, finalizou o treinador.

Seleção Paulista: O ano de 2015 foi especial para Altieri. Após conquistar o bronze da Sério Ouro do Paulista Sub-15 com a equipe de Barueri em 2014, no ano seguinte, o técnico foi convocado para ser assistente técnico da Rosana Lopes na Seleção Paulista Sub15, que terminou com o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria. ‘’ Foi uma experiência incrível, o grupo era fantástico, a atmosfera do campeonato foi incrível. Apesar do campeonato ser curto, foi um momento único em minha carreira e deu para entender o quanto é difícil o trabalho de um técnico de qualquer seleção’’, comentou Altieri.

Reprodução Facebook

Novo desafio: 2020 marcou uma nova era para Altieri. Além de continuar no comando da equipe Sub13 de Barueri, o treinador passou a ser o novo técnico Sub14 da AMAB/Girafinhas (Mauá). ‘’A recepção foi fenomenal, a Ivonete tem uma comissão técnica extremamente profissional e isso foi crucial na minha ida para lá. Me deram liberdade e isso facilitou demais, os pais também foram fundamentais, bem receptivos. Além disso, o que mais me chamou a atenção foi saber que o Girafinhas tem um apelo social e isso é muito gratificante, o projeto vai além do esporte. Tem sido algo muito prazeroso’’, disse o treinador.