Federação Paulista firma parceria com o CETE-UNIFESP
A meta é implantar a medicina esportiva nas principais ações da FPB
O presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB), Enyo Correia, realizou uma reunião com o médico Carlos Vicente Andreoli, do Centro de Traumatologia do Esporte/Universidade Federal de São Paulo (CETE-UNIFESP), na tarde de terça-feira (31 de janeiro), na sede da FPB, na zona central da cidade de São Paulo (SP), com objetivo de alinhar parceria entre as duas entidades. O encontro contou também com a presença de Marco Antonio Aga, vice-presidente da Federação Paulista.
“Foi uma conversa muito boa e proveitosa, já que a meta da FPB é implantar a medicina esportiva nas suas principais ações, bem como abrir um espaço no site e nas redes sociais para que o Andreoli, que é um médico altamente conceituado e experiente, crie uma série de colunas, abordando temas de alta relevância para informar os atletas, técnicos e dirigentes, por exemplo, sobre a forma de conduta perante situações de lesões e também em caráter preventivo, na forma de orientações e exercícios; o objetivo é formar uma interação com o público para sanar dúvidas e auxiliar na prevenção de contusões”, explica Correia.
“A chegada do Enyo Correia à presidência da FPB abriu a possibilidade de ampliar a parceria entre a entidade esportiva e a disciplina de medicina esportiva da UNIFESP, somos amigos há 30 anos, jogamos juntos no Paulistano por dois anos na década de 80. A parceria visa palestras de orientação para árbitros e técnicos e profissionais da saúde, criar um ciclo de palestras e informações no site, além de um trabalho amplo de prevenção de lesão. Ficamos felizes por todo apoio e incentivo do Enyo para este objetivo”, comenta Andreoli, que é o chefe da disciplina de Medicina do Esporte e da Atividade Física.
O Centro de Traumatologia do Esporte (CETE) pertence ao departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e foi fundado em 14 de dezembro de 1997 pelo Prof. Dr Moises Cohen. O centro foi concebido com o objetivo de estudar e prevenir as lesões esportivas relacionadas ao sistema músculo-esquelético. O CETE devido ao contato direto com os atletas e percebendo a necessidade de cuidados profissionais de outras áreas no esporte realizou parcerias com outras disciplinas da universidade visando complementação das suas atividades através de um trabalho multidisciplinar.
Em 2014, devido ao seu grande envolvimento e importância na área médica esportiva, o CETE foi acreditado como Centro Médico de Excelência da FIFA, participando ativamente da Copa do Mundo no Brasil na cobertura médica de diversos jogos do torneio mundial. Da mesma maneira, mais de 30 médicos do Centro de Traumatologia do Esporte fizeram parte da equipe médica que prestou assistência aos atletas participantes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.