Federação Paulista participa de ação social em quadra próxima à Cracolândia


A ação reunião jogadores de Mogi, Franca e Osasco em encontro que faz parte da Virada Esportiva da Capital

Um dia especial para a comunidade da Cracolândia, no centro velho de São Paulo. Fazendo parte do programa “Virada Esportiva”, da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo, uma legião de basqueteiro invadiu às quadras públicas em frente ao Colégio Liceu Coração de Jesus, no Bairro da Luz. A equipe completa do basquete de Franca, alguns jogadores do Mogi/Hebor, inclusive o americano Shamell e de Osasco, estiveram presentes dando uma força aos pequenos e interessados em jogar basquete.

A ação esportiva contou com a organização do Anjos do Esporte, através do Instituto Brazolin, do ex-jogador André Brazolin, com o apoio da Federação Paulista de Basketball, que esteve representada pelo seu presidente, Enyo Correia e pelo diretor Braz Haro.

O usuário de drogas, Tiago Conceição sempre quis viver um momento de estrela. E teve o seu momento. Como gosta de praticar basquete na quadra da prefeitura, logo que viu a movimentação, se juntou a todos e foi o grande beneficiado da ação. Ganhou uma camisa da equipe do SESI Franca e um curso gratuito para fazer um curso de quadra e mesa da Federação Paulista, através do Presidente Enyo Correia.

“Fico feliz de estar no meio de tanta gente famosa que só vejo pela televisão. Sempre gostei de jogar basquete. Já não tenho idade para aprender mais, mais fico feliz de tanto incentivo para sair da vida que levo e participar de uma vida saudável”, disse Tiago.

O presidente da FPB, Enyo Correia, ao lado do Secretário de Esportes de São Paulo, lideraram a ação para ajudar quem quer praticar basquete na comunidade. “Isso aqui era o caminho da morte”, disse Jorge Damião, ao mostrar às quadras que não eram usadas para praticar esporte. “Queremos que o dia de hoje continue sendo um marco para sempre termos grandes eventos com as crianças do bairro e que isso aqui nunca mais seja ocupado por drogas”.

“Fico feliz do convite feito à Federação Paulista de participar de um evento de solidariedade como foi esse, principalmente de ver jogadores e ex-jogadores participando com carinho. Isso mostra que o basquete é solidário e irá participar de muitos eventos como este, como já tivemos na Cidade Tiradentes para inaugurar uma quadra volta para o basquete”, afirmou Enyo Correia, presidente da FPB.

Outro entusiasmado da ação foi o técnico de Franca, Helinho Garcia. “Isso aqui tem que ser feito sempre. Por isso não medimos esforços para estarmos aqui porque o que for preciso vamos fazer para ações sociais com nossa equipe”, disse o técnico francano. Que logo em seguida seguiu com a equipe para Mogi das Cruzes, onde neste domingo joga contra o time local pelo Campeonato Paulista da Divisão Especial.

André Brazolin, idealizador dos projetos sociais na cracolândia e na comunidade de Paraisópolis, não escondia uma alegria enorme pelo sucesso do encontro. “Agradeço de coração a participação da Federação Paulista, da Secretaria de Esportes do Município. Não é fácil fazer esporte e o que estamos levando para essas crianças é uma ação de inclusão social através do esporte. Só tenho que agradecer a Deus. Sem ele não faríamos tudo isso por essas crianças”, disse.

 

O Instituto Brazolin levou os garotos da base de São Bernardo e também da comunidade de Paraisópolis para jogar juntamente com os meninos carentes, a maioria filhos de drogados que frequentam a Cracolândia.