Fernando Vale explica trabalho realizado no primeiro semestre na área financeira


O resultado foi amplamente positivo

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no final do mês de junho, na sede da Federação Paulista de Basketball (FPB), na zona central da capital paulista, foi apresentado pelo assessor financeiro da entidade, Fernando Vale, os resultados do exercício de 2015, resumo do desenvolvimento econômico do primeiro semestre e projeções para o segundo semestre de 2016. 

De acordo com Fernando, foi realizado em seis meses, no período de janeiro a junho, um diagnóstico da situação econômica da FPB e, a partir do quadro identificado, foram elaborados documentos contábeis divididos em duas partes: primeiro, àqueles exigidos por lei, sendo conhecidos como demonstrações financeiras: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPAc) e Demonstrações dos Fluxos de Caixa (DFC).

Segundo, são relatórios contábeis não obrigatórios, importantes para a gestão, pois auxiliam a tomada de decisão, mas não são exigidos por lei, como: Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR); Orçamentos (que demonstram o planejamento futuro) e outros; Notas Explicativas que são informações adicionais destacadas na parte inferior das demonstrações financeiras, servindo para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.

“Não é um quadro favorável, mas devido ao posicionamento eficaz da diretoria executiva, os problemas de curto prazo foram resolvidos. Os de médio e longo prazo foram equalizados e serão solucionados de acordo com o Planejamento Estratégico da FPB”, explica Vale. 

“A gestão da Federação Paulista de Basketball (FPB), conforme proposta do presidente Enyo Correia, é ética, transparente e moderna, tendo a prática de ‘compliance’, como referência administrativa no Basquete Paulista”, finaliza o assessor financeiro.