Fisioterapeuta faz levantamento para estudos dos oficiais da FPB
Daniela Annanias Gimenes de Paula, faz parte da equipe do dr. Carlos Andreoli, da Unifesp
A fisioterapeuta Daniela Annanias Gimenes de Paula, mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sob orientação do Dr. Carlos Vicente Andreoli, iniciou no dia 06/10/2018 uma avaliação para melhor compreender os problemas de saúde dos oficiais de quadra, pois sabe-se que durante um jogo de basquete os oficiais de quadra são considerados as autoridades responsáveis pelo comprimento das regras, regulamento e espírito do jogo por parte dos jogadores.
Em estudos anteriores, foi visto que os oficiais de quadra necessitam de uma alta demanda física durante os jogos, pois necessitam realizar movimentos em diferentes velocidades e direções de modo a se posicionarem adequadamente na quadra conforme a demanda do jogo de basquete. Além disso, eles também possuem uma alta demanda psicológica, uma vez que apresentam estresse agudo durante os jogos, devido a situações como “cometer um erro”, “reações agressivas de treinadores ou jogadores” e “presença de pessoas importantes”, e já sabemos que o nível de estresse está relacionado com o risco de lesões musculoesqueléticas.
Atualmente encontramos estudos realizados com jogadores de basquete e até mesmo árbitros de outros esportes, porém ainda não há estudos na literatura com essa população. Portanto, o setor de Medicina Esportiva da UNIFESP se preocupa com essa população e tem como objetivo compreender quais são os problemas de saúde encontrados nos oficiais de quadra por meio das avaliações.