FPB realiza debate sobre Covid-19 e o basquete: impactos e precauções no retorno
São Paulo – A Federação Paulista de Basketball, através da Academia FPB, realizou na noite desta quinta-feira um debate sobre o tema “Covid-19 e o basquete: impactos e precauções no retorno”, com a participação do Dr. Carlos Andreoli, médico do esporte da UNIFESP e do INA, e da Dra. Paola Cappellano, infectologista da UNIFESP e do Fleury. De maneira inovadora, o debate ocorreu para convidados através da plataforma Zoom e fez parte do programa Bate Papo com Jota que foi exibido no Facebook da GCS Sports.
Os médicos convidados apresentaram um guia com orientações sobre como tende a ocorrer o retorno progressivo aos treinos e campeonatos de basquete, quando as autoridades governamentais autorizarem a abertura dos filiados da FPB. O debate foi uma primeira ação, que deverá ocorrer novamente em algumas semanas, para alinhar entendimentos e estimular a uniformização das medidas a serem adotadas, visando sempre a manutenção da saúde e da vida de todos: atletas, treinadores, dirigentes, arbitragem, pais e torcedores.
Durante a apresentação, a Dra. Paola enfatizou que o cumprimento das medidas estabelecidas é fundamental para diminuir o risco de novas contaminações em todo o Estado de São Paulo, possibilitando um futuro mais seguro para retomada dos treinamentos e competições.
Dr. Andreoli organizou o guia em 5 fases, sendo a primeira de retomada de treinos individualizados, a segunda de retorno aos treinos coletivos, a terceira contendo medidas para realização de jogos em casa, a quarta com orientações para jogos fora de casa e a quinta com o acompanhamento dinâmico dos efeitos e impactos pós-Covid-19.
O debate contou com a participação de treinadores, atletas, médicos, dirigentes e oficiais de arbitragem que perguntaram sobre suas dúvidas em busca de melhor qualificação para lidar com este assunto de grande preocupação. Ao final, o Presidente Enyo Correia enfatizou a importância de ampliar o debate com os filiados para estabelecer um plano seguro para retomada em segurança do basquete paulista.
Para assistir ao debate na íntegra, clique aqui.