Franca aposenta a camisa 8 de Hélio Rubens


Crédito – Divulgação

Franca (SP) – O dia 5 de abril de 2022 vai ficar marcado para sempre na Capital do Basquete. Em uma linda homenagem, durante a partida entre o time da casa e o Unifacisa pelo NBB, no Ginásio Pedrocão, o Sesi Franca aposentou a camisa 8, número utilizado pelo maior jogador de sua vitoriosa trajetória: Hélio Rubens Garcia.

“É uma alegria muito grande ter a minha camisa eternizada. Fico honrado pelo reconhecimento que o clube tem pelo meu trabalho”, disse Hélio Rubens.

O presidente da Federação Paulista de Basketball, Enyo Correia, esteve presente ao evento. “Uma homenagem mais que justa a um dos grandes nomes do basquete paulista e brasileiro. A Federação Paulista está muito contente com esse momento, essa oportunidade de construirmos juntos essa história do basquetebol paulista. O Hélio Rubens tem todos os méritos, dentro e fora da quadra, por toda a sua trajetória e conquistas”, afirmou Correia, que presenteou o homenageado da noite com um kit doTerra, patrocinador da FPB.

Hélio recebeu uma réplica do uniforme utilizado na década de 1970, quando o time francano conquistou importantes títulos como vice-campeonato mundial (1975), sul-americano (1974, 1975, 1877), brasileiro (1971, 1974, 1975) e paulista (1973, 1975, 1976, 1977).

“Pela longevidade, pelo número de títulos e pela quantidade de jogadores e treinadores formados através do trabalho de Hélio Rubens Garcia, essa homenagem é mais do que merecida. Eu me sinto honrado em ter sido atleta dele. Como filho, sou um privilegiado. Estou muito feliz por mais esse marco na história do meu pai”, afirmou o técnico Helinho Garcia.

Após o adiamento da data devido a pandemia do COVID-19, o clube preparou uma grande festa para celebrar o evento diante da sua torcida francana e de todos os fãs de basquete.

“É um momento de muito orgulho e de muita alegria para o clube. Eternizar a camisa 8 é reconhecer o atleta, o treinador e a referência que o Hélio Rubens foi e continuará sempre sendo para o esporte, em especial para o basquete”, finalizou Munir Buchalla Filho, presidente do Sesi Franca Basquete.