Franca, Bauru e São Paulo abrem vantagem nos playoffs da quartas de final do Paulista


Crédito – Marcos Limonti/Franca Basquete

São Paulo – A série melhor de três jogos dos playoffs das quartas de final do Campeonato Paulista Masculino 2021 começou, nesta quinta-feira, com Sesi Franca Basquete. Zopone/Bauru Basket e São Paulo abrindo vantagem e marcando 1 a 0.

No primeiro jogo do dia, o Franca venceu o Mogi Basquete, por 87 a 63. O segundo confronto está marcado para domingo (3), às 17h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca.

A partida começou equilibrada, mas os francanos conseguiram domina-la em todos os tempos, vencendo os dois primeiros períodos por 16 a 12 (1º) e 22 a 14 (2º). Depois do intervalo, a vantagem sem manteve e o time visitante fechou o terceiro quarto por 28 a 15, e no último, o Mogi Basquete levou a melhor por 22 a 21.

Crédito – Beto Miller/Corinthians

Depois, com uma atuação de gala do ala/armador Alex “Brabo” Garcia, o Bauru Basket derrotou o Corinthians, fora de casa, por 84 a 79 (35 a 44 no primeiro tempo).

E, não foi uma partida fácil, muito pelo contrário. O primeiro tempo foi favorável ao time da casa, que começou melhor e conseguiu liderar o placar no quarto inicial, desgarrando um pouco (17 a 25). No segundo, o Dragão equilibrou o jogo, mas o Corinthians Paulista ficou ligeiramente na frente (18 a 19).

No intervalo, o técnico Jorge Guerra acertou o time. Contando com a excelente performance de Alex e a boa presença dos norte-americanos Dontrell Brite e Larry Taylor, o Zopone/Bauru Basket voltou bem melhor e comandou os dois períodos finais, assumindo a liderança do placar nos minutos derradeiros do último quarto, conquistando uma vitória eletrizante e muito importante – 26 a 20 (terceiro quarto) e 23 a 15 (quarto final).

“Jogo difícil, pois atuamos na casa do Corinthians, que vem num bom momento, assim como a nossa equipe. O jogo foi duro e chegamos a ficar dez pontos atrás, mas o time foi valente e conseguiu ir bem na hora de fechar a partida, o que nos garantiu a vantagem necessária para vencer”, comentou Alex Garcia, que fechou o jogo com um double-double.

O segundo jogo, que pode ser o decisivo, acontece na segunda-feira (4), às 15h30, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru. Um novo resultado positivo garante o Zopone/Bauru Basket na semifinal.

Crédito – Marfim Photo/Rio Claro

Fechando a rodada, o São Paulo, com uma grande atuação coletiva, derrotou o Rio Claro Basquete, por 88 a 48. Os destaques da partida foram: Caboclo (18 pontos, 8 rebotes e 2 assistências), Marquinhos (15 pontos, 6 rebotes e 2 assistências), Bennett (13 pontos, 3 rebotes e 5 assistências) e Coelho (12 pontos, 5 rebotes e 4 assistências).

O segundo jogo dos playoffs acontece neste domingo (3), às 11h, no Ginásio do Morumbi. O local também receberá o terceiro jogo, na segunda-feira (4), às 11h, caso seja necessário (se o Rio Claro vencer a partida deste domingo).

O São Paulo começou com força máxima. O time que iniciou a partida teve Tyrone, Bennett, Coelho, Marquinhos e Caboclo. E o Tricolor começou com tudo. Tanto que o primeiro quarto foi de incríveis 29 a 11 para o time de Claudio Mortari. A equipe chamou a atenção pela boa movimentação e atenção na marcação.

No segundo quarto, a partida ficou um pouco mais equilibrada. Mesmo assim, o São Paulo manteve a vantagem e venceu o quarto por 14 a 13. Os destaques na metade do jogo foram Marquinhos (15 pontos, 6 rebotes e 1 assistência) e Bruno Caboclo (11 pontos, 5 rebotes e 2 assistências). Outro ponto importante é que o pivô Lucas Bebê acertou uma bola de três e marcou seus primeiros pontos com a camisa tricolor.

Focado, o time tricolor voltou a dominar o jogo no terceiro quarto. Embora o time tivesse poucas trocas, o São Paulo conseguiu manter um ritmo intenso e venceu o período por 24 a 17, ampliando a vantagem.

No último quarto, com larga vantagem, Claudio Mortari decidiu rodar mais o elenco e Alex, Caio, Isaac, Lucas Bebê, Pedro e Eugeniusz jogaram alguns minutos. Mesmo com as mudanças, o Tricolor mais uma vez sobrou e venceu por 21 a 7 o quarto, fechando o placar com uma vitória de 40 pontos.