Franca e Paulistano saem na frente nas quartas de final da Divisão Especial
Os playoffs da Divisão Especial A-1 Masculina começaram com força total neste sábado (20/09). E, comprovando seu favoritismo, levando em consideração o desempenho que apresentou na fase de classificação, o Sesi Franca Basquete começou as quartas de final em vantagem. Equipe com melhor aproveitamento ao final da primeira fase, Franca visitou o Rio Claro Basquete (8o) e mostrou toda sua força, vencendo o adversário por 83 a 50.

Crédito: Leo Firenzi
Agora, o atual campeão paulista passará às semifinais se voltar a derrotar Rio Claro na segunda partida da série melhor de 3, na próxima terça-feira, às 19h, no Ginásio Pedrocão, em Franca. Ao Rio Claro resta derrotar o adversário fora de casa para sobreviver na competição.
No segundo jogo do dia, o Paulistano CORPe, sétimo colocado geral na fase de classificação, jogou bem e superou o Mogi Basquete (2o na fase de classificação) por 74 a 63 atuando no Ginásio Henrique Vilaboim, em São Paulo. Na próxima terça-feira, o Paulistano passará às semifinais se vencer o adversário novamente. Só que desta vez, Mogi jogará diante de sua torcida a partir das 19h30 no Ginásio Hugão, na tentativa de igualar a série.
RIO CLARO BASQUETE 50 x 83 SESI FRANCA BASQUETE

Crédito: Leo Firenzi
Mesmo com o grande apoio da torcida de Rio Claro, a experiente equipe francana soube lidar com a pressão vinda das arquibancadas do Ginásio Felipe Karan. O time comandado pelo multicampeão técnico Helinho Garcia foi superior desde o começo do jogo, chegando ao final do segundo quarto vencendo por 46 a 19. A boa vantagem permitiu ao Rolo Compressor administrar a partida nos dois últimos períodos, quando Rio Claro buscou uma reação, mas não conseguiu chegar perto de ameaçar a vitória de Franca.
Os grandes destaques do jogo foram o pivô Cristiano Felício, cestinha com 20 pontos, e o ala-armador Georginho, dono de 13 pontos, 12 rebotes e 7 assistências. Por Rio Claro, vale mencionar as atuações do armador Gemadinha (15 pontos, 3 rebotes e 4 assistências) e o pivô Matheus Bonfim (13 pontos e 4 rebotes).
PAULISTANO CORPe 74 X 63 MOGI BASQUETE

Crédito: Wilian Oliveira/Foto Atleta
Curiosamente, foi na casa de seu maior rival que o Paulistano deu um grande passo para chegar às semifinais. Sem poder usar o Ginásio Antonio Prado Junior neste sábado, a equipe comandada pelo técnico Demétrius Ferracciú atuou no Henrique Vilaboim, ginásio do Pinheiros, e superou o Mogi Basquete em uma partida bastante equilibrada.
O primeiro tempo terminou em 38 a 33 para o Paulistano, mas o Mogi endureceu o jogo e o último quarto da partida foi uma disputa ponto a ponto pela vitória. Até o último minuto, quando a equipe da capital conseguiu abrir vantagem no placar e assegurou a vitoria.
Decisivos no ataque quanto na defesa, os grandes nomes do Paulistano na noite foram o ala americano Kaleb Hunter e o ala brasileiro Gui Abreu. O primeiro fez 16 pontos e conseguiu 7 rebotes, enquanto o segundo anotou 16 pontos e 6 rebotes. O cestinha da partida foi armador Gabriel Caldeira, do Mogi, com 25 pontos.