Franca vence em São José dos Campos e abre vantagem nas finais


O Sesi Franca Basquete saiu na frente na briga pelo título da temporada 2024 da Divisão Especial A-1 do Campeonato Paulista. Com grande atuação nesta segunda-feira (07/10), o time treinado por Helinho Garcia derrotou o Farma Conde São José Basketball por 82 a 68 na Arena Farma Conde, em São José dos Campos, e abriu vantagem na série melhor de 3 decisiva. Se voltar a vencer na próxima quarta-feira (09/10), às 20h, no ginásio Pedrocão, em Franca, a equipe conquistará seu 16o troféu do Paulista. À Águia do Vale resta a vitória no jogo 2 para forçar a realização de uma terceira e última partida, que seria disputada na quinta-feira (10/10).

Crédito: Marcos Limonti/SFB

A torcida do São José fez uma festa lindíssima na Arena Farma Conde. Lotou o moderno ginásio e empurrou a Águia do Vale, mas viu sua equipe enfrentar dificuldades no começo do jogo contra um adversário experiente, entrosado e que contou com a volta de sua maior estrela: o ala-pivô Lucas Dias, recuperado de lesão. Forte na defesa e consistente no ataque, Franca aos poucos controlou o ímpeto inicial do time da casa e abriu vantagem no placar. Depois de certa instabilidade, em que viu São José encontrar caminhos em sua defesa e encostar no marcador, o time comandado por Helinho Garcia se ajustou em quadra, calibrou a mão nos arremessos e voltou a ganhar as disputas de bola no garrafão, indo para o intervalo com vitória parcial por 40 a 28.

Credito: Marcos Limonti/SFB

Franca voltou do intervalo com o mesmo foco e intensidade de jogo, não dando espaço para São José crescer na partida. Ao conter as investidas do adversário, que raramente conseguia a infiltração e muitas vezes teve que fazer uso de arremessos contestados, Franca abriu frente, principalmente com bom aproveitamento da linha dos três pontos. Resultado: 66 a 40 ao final do terceiro quarto.

A torcida fez sua parte e no quarto e último quarto incentivou o time da casa a ir para o tudo ou nada. Mas a diferença construída por Franca foi uma verdadeira montanha para São José.  Liderado por Georginho de Paula, gigante nos rebotes (13) e cestinha do jogo com 19 pontos, Franca fechou a partida por 82 a 68, fazendo sua torcida sonhar com o título já no segundo jogo da série.