Ituano Basquete garante classificação para as semifinais da LBF


Crédito – Juca Ferreira/Ituano

Itu (SP) – Jogando em Itu, na noite desta quinta-feira, o Ituano Basquete foi soberano na segunda partida das quartas de final da LBF 2021 e venceu novamente o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, por 91 a 57, fechando a série melhor de três e garantindo a vaga nas semifinais.

Esta é a primeira vez em sua história que o Galo avança entre as quatro melhores equipes da liga nacional, tendo sido eliminado nas quartas de finais nas edições de 2018 e 2019. “Hoje foi nosso melhor jogo enquanto equipe”, afirma o treinador rubro-negro, Bruno Guidorizzi. “Fico feliz pelo desempenho do grupo e pela classificação inédita do Ituano para às semifinais da LBF. Foi mais um passo dado e agora focar na próxima etapa”, completa o técnico.

No jogo de hoje, o Galo fez um primeiro quarto avassalador, anotando 23 pontos, contra apenas 7 das adversárias; essa vantagem, de 16 tentos, foi ainda repetida no terceiro período, quando venceu por 29 a 13 (o segundo quarto teve parcial de 19 a 12 para as rubro-negras). A equipe catanduvense chegou a reagir e vencer o período final, por 25 a 20, mas sem chances de reverter o placar.

O grande destaque da partida foi a pivô Letícia Josefino que conquistou seu primeiro troféu MVP da temporada – nesta que é também sua primeira participação em uma LBF – ao registrar 23 de eficiência. A atleta foi ainda a cestinha do jogo, com 19 pontos.

“Fico muito feliz de poder ajudar minha equipe nesse momento tão decisivo, que era a classificação e acho que esse troféu vem de muito trabalho, trabalho que a gente vem fazendo no dia-a-dia, o esforço. Estou muito feliz pelo meu primeiro MVP, espero que não seja só o primeiro e que tenha outros por vir por aí, porque não acabou para a gente, ainda temos muitos jogos pela frente, é continuar treinando, continuar trabalhando, para que cada jogo ser melhor e poder ajudar meu time como pude ajudar hoje”, celebra Letícia.

Outras atuações importantes foram da lateral Palmira, que retornou depois de dois jogos poupada por lesão e anotou 16 pontos e 17 de eficiência, e da armadora Alana, que fez 10 pontos e 17 de eficiência.

O Ituano é a primeira equipe a garantir uma das vagas das semis e aguarda agora para conhecer seu adversário, que será decidido na série entre Vera Cruz Campinas e Sodiê Doces/Mesquita/LSB RJ.