Ituano chega à sétima vitória seguida na LBF e se isola na liderança


Crédito – Juca Ferreira/Ituano

Itu (SP) – O Ituano Basquete chegou, nesta quinta-feira, à sua oitava vitória na LBF 2021 – a sétima seguida -, ao vencer o AEC/Tietê Agroindustrial/Bax Catanduva, em casa, por 84 a 72, e segue se isolando na liderança da competição.

A vitória de hoje demonstrou como o entrosamento da equipe vem aumentando ao longo do campeonato e o poderio coletivo desse elenco, conforme comenta o treinador do Galo, Bruno Guidorizzi: “a equipe se portou bem, de forma coletiva, teve uma distribuição muito boa de pontos, bastante assistência, é um time [que está] jogando bem coletivamente”.

O rubro-negro começou muito bem na partida e anotou, logo no primeiro quarto, 32 pontos, contra 21 de Catanduva. No período seguinte, a equipe desacelerou um pouco, mas soube administrar a vantagem, vencendo por 13 a 11 e levando o jogo para o intervalo em 45 a 32. Na etapa seguinte, as visitantes não desistiram, empataram o terceiro quarto em 21 a 21 e venceram o último por 19 a 18, mas não foi o suficiente para tirar a vitória ituana.

Os destaques foram justamente as titulares do rubro-negro, com todas registrando dois dígitos na eficiência e quatro delas com mais de dez pontos na partida. A pivô Érika saiu de quadra com o troféu de MVP, ao anotar 21 de eficiência, 15 pontos e 7 rebotes; acompanhada por Alana (21 de eficiência, 16 pontos e 9 assistências), Patty (12 de eficiência e 16 pontos) e Palmira (15 de eficiência e 15 pontos). A cestinha, por sua vez, foi Nicolle Chirinda, do Catanduva, com 20 tentos.

“Graças à equipe, meu rendimento foi bom. Mas preciso melhorar mais para continuar ajudando o meu time. Acho que pecamos um pouco na defesa, que podemos melhorar até o final da temporada, tentar não cometer muitos erros. No ataque, fomos bem”, avalia Érika.

Para Alana, que também teve a eficiência mais alta da partida, a equipe conquistou uma vitória importante, mas ainda tem espaço para se aprimorar: “seguimos evoluindo, temos muito a melhorar, nós sabemos; mas cada jogo, cada vitória, é um degrau a mais que subimos, em busca do nosso objetivo”, conclui a atleta.

O Ituano Basquete agora terá uma pausa nos jogos, pois quatro de suas atletas – Alana, Érika, Patty e Mari Dias -, foram convocadas para a Seleção Brasileira e se apresentam aos treinamentos para a Americup 2021 no próximo domingo.