Ituano e Araraquara vencem no final de semana na LBF


Luana, do Ituano, foi destaque na rodada. Crédito – Divulgação

São Paulo – O Ituano Basquete conquistou um grande triunfo no início da noite deste sábado. A equipe ituana bateu o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip por 94 a 38 no ginásio Prudente de Moraes, e encerrou uma sequência de quatro reveses – não vencia desde 6 de abril – na LBF.

A partida deste sábado foi totalmente diferente da vista no primeiro turno, há apenas duas semanas, quando a equipe do ABC venceu na prorrogação por apenas dois pontos. O grande destaque deste sábado foi a ala Luana, que teve a melhor atuação da carreira na LBF, com 29 pontos (em 80,6% de aproveitamento geral), cinco bolas de três (igualando o recorde da temporada registrado por Maira Horford, do Sesi Araraquara, e Izabela, do Santo André/Apaba) e 26 de eficiência. Ela foi a MVP do jogo.

“A equipe se impôs, do começo ao final, treinamos duro, trabalhamos diariamente para dar o melhor nos jogos e buscar a vitoria na partida, hoje isso foi nítido e esse é o caminho. O trabalho individual só aparece quando o coletivo flui, eu não sou nada sem minhas companheiras e sem o Barbosa para me direcionar. Estou feliz demais pela vitória e o MVP veio como um presente”, comemorou Luana.

Outra ituana que bateu seu recorde pessoal foi a ala/pivô Licinara, que saiu de quadra com 16 pontos (em 84,2% de eficiência) e 7 rebotes. Gabriela (11 pontos/10 rebotes) e Izabela Sangalli (15 pontos/10 assistências) anotaram um duplo-duplo cada.

A apresentação são-bernardense deste sábado foi a pior da temporada – apenas Glenda e Dominick terminaram o jogo com 10 pontos. O resultado, no entanto, não alterou a situação das equipes na tabela. O Ituano Basquete ainda é o sexto, com cinco vitórias em onze jogos (45% de aproveitamento), enquanto o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip se manteve na oitava posição – a última para os playoffs -, com três vitórias em dez jogos (30% de aproveitamento).

O Ituano tornou-se a segunda equipe nesta temporada a ultrapassar os 90 pontos, feito já registrado em três ocasiões por Blumenau.

Já o Sesi Araraquara foi até o sul do país e venceu uma importante batalha na luta pela quarta posição da LBF. A equipe paulista dominou o placar em boa parte do jogo, mas precisou resistir à pressão final do Blumenau para escapar do ginásio Galegão com uma vitória por 73 a 70, a segunda consecutiva.

Silvinha conduziu o time com 23 pontos, 8 rebotes, 4 assistências e 6 bolas roubadas (igualou recorde da temporada). Com eficiência 35, foi coroada a MVP da partida. Maira Horford deixou mais 15 pontos para o Sesi.

O Sesi Araraquara devolve a derrota sofrida no primeiro turno, mas com saldo inferior, o que não faz a equipe paulista ultrapassar Blumenau na classificação. Ambas tem agora seis vitórias em dez jogos e figuram na quarta e quinta colocações.

“Vitória muito importante. A equipe trabalhou muito bem taticamente. Um jogo muito difícil, onde o coletivo fez a diferença”, declarou Silvinha, a melhor da noite no Galegão.

Na terça-feira (14), o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip recebe o Pró-Esporte/Sorocaba no ABC paulista. O Sesi Araraquara joga na quarta-feira (15) contra o Santo André/Apaba, terceiro colocado, no Gigantão, jogo no interior paulista. Na quinta-feira (16), o Ituano encara o líder Vera Cruz Campinas no mesmo Prudente de Moraes.