Ituano e Santo André estreiam na LBF 2021 neste sábado


Crédito – Nathane Agostini/Ituano Basquete

Itu (SP) – A Liga de Basquete Feminino – LBF 2021 teve início na última segunda-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, e o Ituano Basquete faz sua tão aguardada estreia neste sábado, jogando contra o Santo André/APABA, às 18, no Ginásio Municipal “Ditinho Xavier” em Itu.

A primeira partida da equipe ocorre após pouco menos de uma mês do início dos treinos, em um grupo com muitas novidades, desde o treinador Bruno Guidorizzi, que assumiu o comando da equipe ituano nesta temporada, ao elenco que reúne atletas já conhecidas da torcida rubro-negra e cinco reforços anunciados até o momento.

Apesar de relativamente pouco tempo de trabalho até aqui, o técnico do Galo acredita que a equipe teve um grande avanço no entendimento da parte prática e que agora isso será colocado à prova nos jogos.

“É um grupo novo, um modelo de trabalho diferente, então pouco a pouco o grupo vai assimilando melhor, vai se conhecendo melhor e se achando mais na quadra, então essa química vem com o tempo. [Vamos] ver se, em uma situação real de jogo, os conteúdos foram assimilados de forma efetiva”, comenta Guidorizzi.

Como essa será também a primeira partida do Santo André na competição, o Ituano terá, além de lidar com o nervosismo habitual de uma estreia, o desafio de não conhecer o jogo de seu oponente. “Do ponto de vista tático é um jogo complicado, porque além de ser um adversário difícil, a gente não sabe ainda como ele se porta no campeonato, ainda não tivemos oportunidade de estudar e conhecer as adversárias, mas isso acontece para os dois lados”, analisa o treinador rubro-negro. “Mas a gente acredita no talento do grupo que temos e no trabalho que foi desenvolvido para superar essas adversidades”, conclui ele.

Nessa estreia, o Ituano ainda não estará com seu elenco completo, já que Iza Sangalli e Letícia Josefino estão atuando na Espanha e se apresentam ao Galo só no final da temporada europeia. Ainda assim, Guidorizzi espera que esses desfalques não sejam um problema por enquanto, já que o trabalho foi desenvolvido pensando nas peças que estão no elenco atualmente.

“A gente tem jogadora para chegar, mas é uma preocupação que eu não busquei ter agora, é algo que não posso controlar, precisei focar muito no grupo que eu tinha em mãos e no que eu podia desempenhar e tirar dele. Assim que chegarem as outras jogadoras, o grupo vai ficar mais completo, mais versátil, com novas opções, mas o que eu preciso fazer agora, apesar dos desfalques, é otimizar aquilo que eu tenho de bom no momento. E nós temos muita qualidade”, afirma o treinador.

Já o time do Grande ABC chega para esta edição da competição nacional com elenco renovado, formado por algumas jogadoras mais experientes, jovens promissoras e revelações do eficiente e tradicional trabalho de base andreense. Com esse panorama, a técnica Arilza Coraça crê num bom começo de competição.

“Trata-se de um jogo de estreia e sempre dá aquele frio na barriga. O nosso grupo, que está renovado, conta com jogadoras experientes, outras mais jovens e as meninas da base que completam o elenco. Estamos muito ansiosas por essa estreia e felizes, pois acabamos de fazer os testes e todas estão prontas, graças a Deus sem nenhum caso de detecção do coronavírus; a equipe está muito motivada, mas com aquele friozinho na barriga, o que é comum por se tratar do nosso primeiro jogo na competição”, comentou Arilza.

“Quando enfrentamos a equipe de Itu, os jogos sempre são muito bons; no ano passado também estreamos fora de casa e, coincidentemente, contra esse mesmo adversário. O Ituano Basquete é dirigido pelo Bruno Guidorizzi, que tão bem conhecemos; é um técnico que gosta do jogo organizado e, por isso, treina bastante o setor ofensivo. Então, vamos ver se conseguimos brecar esse ataque, uma vez que o nosso adversário possui um grupo de atletas muito experientes; acredito que será um bom jogo e o que nós querermos é o resultado positivo”, completou a treinadora.

Para esta temporada, o Basketball Santo André/APABA renovou com: Jaqueline de Paula (lateral), Lays da Silva (armadora), Letícia Rodrigues (pivô), a cubana Ariadna Felipe (lateral) e Maria Carolina (pivô). Já os reforços são esses: Glenda Cruz (pivô – ex-Pró-Esporte/Sorocaba), Vanessa “Sassa” Rodrigues (ala/pivô – ex-NBPG-PR), Carol Ribeiro (ala/armadora – ex-Ituano Basquete) e Milena Rodrigues (ala/pivô – ex-Pró-Esporte/Sorocaba).

Entre as revelações da base andreense, vale à pena ficar de olho nas jovens Stephany Gonçalves (ala de 16 anos), Marcella Prande (ala de 16 anos), Aninha Dias (armadora de 17 anos), Aisha dos Santos (ala de 16 anos) e Giovanna da Silva (pivô de 15 anos).

A partida entre Ituano e Santo André, que deverá ser uma grande estreia, ocorrerá sem a presença da torcida, mas será transmitida pela LBF Live (https://lbf.tvnsports.com.br/).