Ituano encerra primeira fase do Paulista Feminino com derrota em Campinas


Crédito – Giuliano Abrahão/Unimed Campinas

Campinas (SP) – O Ituano Basquete disputou hoje (17) a última partida da primeira fase do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina, mas acabou sendo derrotado pelo Unimed Campinas, fora de casa, por 62 a 54.

Com o resultado, o rubro-negro registra 5 vitórias em 7 jogos e encerra essa primeira etapa na  terceira colocação. A posição garantiu à equipe vaga na Chave A da próxima fase, de realinhamento.

Apesar de um início de jogo favorável a Campinas, que abriu 10 a 2 no placar nos minutos iniciais, o Ituano conseguiu se recolocar na partida ainda no período inicial, com uma atuação de destaque da pivô Gabi Guimarães, que anotou os 10 tentos da equipe.

A partir daí as equipes fizeram um confronto mais equilibrado, com as mandantes vencendo a primeira parcial por 16 a 10, empate no segundo quarto, em 19 a 19, e nova vitória campineira no terceiro período, por 16 a 12; no último quarto, foi o Galo quem ficou na vantagem, por 13 a 11.

Para o treinador rubro-negro Antônio Carlos Barbosa, a equipe foi valente e lutou, mesmo tendo que superar desfalques importantes, como os casos da lateral Palmira, que ainda não atuou neste estadual, e da armadora Maria Paula Albiero, que deve desfalcar o time o restante da temporada, mas também da ala/pivô Lee Lisboa, que precisou ser poupada nesta partida.

“Acho que jogamos dentro do limite possível. Não há um time que suporte três ausências de três jogadoras do time base e mais uma que poderia entrar na rotação, que é a Maristela”, completa ele.

Mesmo com essas dificuldades, Barbosa se diz satisfeito pela forma como a equipe se portou em quadra: “para você ver a agressividade que tivemos no jogo, chutamos 20 lances livres e elas chutaram 4, por aí você vê a diferença de postura ofensiva e de agressividade do nosso time. Defendemos bem zona, que foi o que nos propusemos a fazer”.

A maior pontuadora do Galo no jogo foi Gabi, que registrou um duplo-duplo com 16 pontos e 11 rebotes; seguida pelas companheiras Larissa, com 11 tentos, e Mari Dias, com 10. A cestinha, por sua vez, foi a campineira Ineidis Casanova, com 17 pontos.

Segunda fase – realinhamento

Na próxima fase do estadual, o Galo estará na Chave A e voltará a enfrentar o Sesi Araraquara, o A.D. Santo André e o próprio Unimed Campinas. O primeiro confronto ocorre na terça-feira (21), às 19h, contra Santo André, fora de casa.

No Ginásio “Prudentão”, em Itu, o rubro-negro recebe o Araraquara na sexta-feira (24), às 19h30, e o Campinas no domingo (26), às 18h.