Juventude e conhecimento: conheça Vitor Galvani, técnico do Sub19 do Corinthians


Crédito – Michael Oliveira/FPB

São Paulo – Natural de Joinville (SC), Vitor Cardoso Galvani, 27, é um dos bons técnicos jovens da base do Estado de São Paulo. Atual treinador da equipe Sub19 do Sport Club Corinthians Paulista, Galvani também é assistente técnico de Bruno Savignani na equipe adulta do Timão.

Primeiros passos com o basquete:

A trajetória de Galvani com o esporte tem início em Joinville, cidade natal. Graduado em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville (Univille), trabalhou por 7 anos na equipe da Associação dos Amigos do Basquete de Joinville (2011-2017), atuando como treinador de categorias de base e assistente técnico do time profissional. ‘’Eu comecei a trabalhar como treinador de basquete bem cedo, eu tinha dezoito pros dezenove anos. Como eu estudava na época, conseguia treinar com a equipe de base de Joinville de terça e quinta e aí fui tomando gosto. Eu tive sorte também. Logo no meu primeiro ano tive a oportunidade de estar ao lado de José Neto, que estava no adulto e ele começou a me dar algumas atribuições a mais. Alguns dos atletas que estavam no time já me conheciam e aí ele deixou eu dar uns treinos individuais legais. Foi uma dinâmica interessante e, aos poucos, eu fui ganhando a confiança dele até começar a editar os vídeos dos jogos e treinos. Foi uma experiência incrível’’, completou Galvani

Ida para Campinas:

Após realizar um bom trabalho em Santa Catarina, Galvani assumiu a equipe Sub17 do Campinas Basquete Clube (2018) por convite da diretoria do clube do interior de São Paulo. Apesar do pouco tempo no basquete de São Paulo, Vitor em seu primeiro alcançou um grande resultado: levou sua equipe Sub-17 ao Final Four da Sério Ouro do Estadual da categoria.

‘’ Sempre me refiro a esse grupo com muito carinho. Foi um elenco muito trabalhador. Todo mundo queria fazer hora extra, todos atletas queriam arremessar mais depois dos treinos e com isso, tivemos um grande resultado no final do ano. Dos atletas que treinei lá, sete deles foram pros outros clubes; sendo que cinco para fora do Brasil. Foi um grupo bem interessante de se trabalhar e eu fiquei muito contente’’, finalizou o treinador.

Novo Desafio: Corinthians

Depois do sucesso com a equipe do interior, em 2019, Galvani assumiu um grande desafio em sua carreira: a ida para a equipe Sub19 do Corinthians e ser assistente técnico de Bruno na equipe adulta.

‘’Eu lembro até hoje quando recebi o convite. Eu estava numa clínica da NBA, que teve lá no Clube dos do Alto dos Pinheiros, o Bruno e o Rodrigo Silva também estavam, conhecia ambos de outras clínicas e cursos que fizemos juntos. Eles me chamaram para conversar e disseram que gostariam que eu trabalhasse com eles. Achei que era brincadeira, só que era sério, falaram que eles estavam montando um projeto para ter time Sub-19 e queriam alguém que ajudasse nessa integração com o adulto. Aceitei na hora, trabalhar no seu time de coração e na base é um privilégio, foi surpreendente, fiquei muito feliz.’’, concluiu o treinador’’

Em seu primeiro ano na base alvinegra, conquistou o terceiro lugar do Estadual Juvenil (Série Prata) e a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub21, disputado em Uberlândia.

 Crédito – Beto Miller/Corinthians

‘’O primeiro ano foi um ano de adaptação, para ir acostumando com os horários de treino. Quando a gente falava com os atletas, muitos tinham uma certa desconfiança de como seria o trabalho, por montar uma equipe Sub-19 do zero. Mas acho que conseguimos tirar tudo isso no primeiro ano. A estrutura que nos oferecem pra base não deixa a desejar em nenhum sentido, comparando com os outros clubes do Brasil, tem sido excelente. Com a saída do Rodrigo, eu assumi como assistente técnico ‘’um’’ e tem sido muito bacana porque o Bruno me dá bastante liberdade para eu conversar diretamente com os atletas, nos treinos e jogos. Tem sido um aprendizado muito grande, o Bruno já foi campeão Brasileiro, é um grande técnico’’, afirmou Galvani.

Conhecimento e cursos:

Apesar da juventude, Galvani é um exímio treinador estudioso e mostra ter grande repertório quando o assunto é conhecimento. O treinador coleciona algumas viagens para fora do Brasil em busca de conhecimento. ‘’Eu já fui quatro vezes para os Estados Unidos com esse intuito de aprender. Com os treinadores lá, tive uma boa oportunidade de ver no ao vivo as diferentes maneiras de como é trabalhado o basquete em cada região. Nos Estados Unidos, eles preparam treino com detalhes, passam horas trabalhando em cima disso, assistem todos vídeos e jogos, é tudo minucioso e isso foi uma experiência incrível’’, disse o comandante do Timão.

Outra experiência de Galvani afora do Brasil foi na Espanha, em 2017. Na oportunidade, ficou uma semana vivenciando treinos e palestras na Chus Mateo Academy, com a presença de Andreas Nocioni (Ouro Olímpico pela Argentina), Chus Mateo (Assistente técnico da equipe Adulta do Real Madrid), Juan Trapero (Preparador Físico da equipe Adulta do Real Madrid) e Lolo Calin (Scouting do Real Madrid).

Além da experiência internacional, Vitor também esteve presente nas últimas três Clínicas para Técnicos realizadas pela Federação Paulista de Basketball (2018 – Esperia); 2019 (Pinheiros) e (2020 – Esperia). ‘’ É muito bacana essa oportunidade que a FPB proporciona para nós técnicos. Este ano, por exemplo, o David Pelosini, do Pinheiros, deu uma palestra excelente. Ele falou bastante do trabalho de defesa e como ele trabalhava isso na sua equipe. Eu penso que é muito importante essa ação da Federação Paulista’’, finalizou Vitor.