Luciane Del Grande de Castro também é aprovada como Árbitra Internacional do Basquete 3×3


Luciane Del Grande de Castro, também foi recém-promovida a árbitra internacional FIBA 3×3, ao lado de Marco Antônio Ferreira, de São Paulo, de Ewaldo Ramos e Fernanda Sá, ambos do Rio de Janeiro. Estes quatro são os primeiros brasileiros a alcançarem categoria Internacional FIBA 3×3 e agora compõem o grupo de elite brasileiro e sul-americano. 

Luciane atuou como árbitra no basquete convencional por mais de 11 anos, tendo alcançado a categoria de aspirante a internacional (para os indicados à prova de árbitro internacional na FIBA). Com uma séria lesão no tendão de Aquiles, no ano de 2000 precisou interromper a promissora carreira. Para superar a ‘dor e perda’ daquele momento, dedicou-se arduamente à construção da sua carreira profissional, como Executiva Internacional de Marketing e Eventos (no Brasil e Exterior), nos setores da agroindústria, medicina e turismo, em empresas multinacionais e posteriormente como Business Owner.

Recentemente, Luciane retornou ao basquete com o objetivo de contribuir para a ampliação da modalidade e desenvolver novos negócios relacionados ao esporte. Recebeu o convite da Federação Paulista de Basketball (FPB) para ser a professora de Inglês dos Oficiais de Mesa da entidade, que irão trabalhar nos Jogos Olímpicos do Rio de janeiro, em 2016, e, posteriormente, foi indicada por Fátima da Silva (comissária FIBA e coordenadora Nacional de Arbitragem da CBB) para integrar o Comitê Oficial de Preparadores dos NTO’S (equipe oficiais de mesa e estatísticos) para os Jogos Olímpicos, sendo responsável pelos módulos em inglês do Treinamento. 

Para se atualizar sobre as inovações e alterações que ocorreram nestes últimos anos, Luciane retomou suas atividades como árbitra no basquete convencional, nos seguintes campeonatos: Veteranos & Masters, Universitário e Escolas Americanas, ao lado de Carlos Renato dos Santos, e ainda Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, pela Federação Paulista de Basketball (FPB). 

Nesta fase, foi apresentada à direção da ANB 3×3 Brasil (Associação Nacional Basketball 3×3), pelo árbitro especialista na modalidade, Marco Antônio Ferreira, momento em que foi convidada para começar a atuar nestas competições. Para Luciane, foi determinante para este convite, o fato de ter vasta experiência com postura e nível profissional como árbitra no basquete de quadra e, por ter domínio e fluência em Inglês e espanhol, requisitos considerados fundamentais para a FIBA 3×3, que está promovendo grande expansão e profissionalização em nível mundial. 

A partir destas atuações, ocorreu uma sucessão de grandes surpresas e oportunidades especiais, que deram visibilidade para o trabalho de Luciane: final do Festival da NBA de 3×3 em Barueri (SP); o importante Campeonato Internacional FIBA Challenger São Paulo ANB3x3 (qualificatório para as outras etapas mundiais da FIBA 3X3), com a presença dos melhores times da FIBA e grandes estrelas do 3×3 mundial, e assim esta participação credenciou a árbitra a ser indicada pela ANB 3X3 e com a anuência e apoio do presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB), Enyo Correia,  para prestar a prova para árbitro internacional FIBA 3X3, durante o FIBA World Tour no Rio de Janeiro. 

Hoje, Luciane atua como professora de Inglês Técnico na Federação Paulista de Basketball (FPB), integra o Comitê de Preparadores dos NTO’S RIO 2016 e, ao lado de Marco Antonio Ferreira, como Instrutora e Coordenadora de Arbitragem na ANB 3×3 para o Estado de São Paulo.

Para Luciane esta conquista como árbitra FIBA 3×3 tem valor duplamente muito especial. “Poder hoje entrar em quadra e aplicar a mesma dedicação e postura profissional de quando comecei lá atrás no convencional, para alcançar o objetivo pessoal de conquista desta graduação na FIBA, sinto a mesma energia de quando somos jovens e entramos no primeiro emprego”, comenta.

“Poder dedicar verdadeiramente uma conquista pessoal em pró de um objetivo coletivo, é um valor pessoal que pode ser e fazer a diferença. Desejo poder inspirar outras pessoas a fazer o mesmo”, acrescenta Del Grande. 

Além disso, Del Grande se alegra por inspirar aos mais jovens que o sucesso é fruto de muito estudo, muita pesquisa, muito treino, de humildade, vontade, garra, gana e, aliado a isso, que é muito Importante ter sempre um objetivo coletivo: trabalhar e formar novos árbitros e árbitras, contribuir para expansão e profissionalização do Basquete 3×3 no Brasil e no mundo. 

“Ajudar a gerar inúmeras oportunidades de trabalhos, de negócios e mais empregos, neste mágico e emocionante mundo do Esporte, é a mais valiosa recompensa que uma pessoa pode receber, pois assim pode garantir sempre uma ‘Safra Muita Farta e Rica’ de muitos frutos profissionais e realização pessoal, de forma perene”, explica Luciane.

“Poder praticar suas crenças para ajudar a criar a prosperidade coletiva que o basquete pode gerar; isto poder ser sempre um bom motivo para se começar ou recomeçar”, finaliza Luciane Del Grande de Castro.