Lula Ferreira analisa os 11 times da Divisão Especial A-1 e projeta Paulista equilibrado e de alto nível
A temporada 2025 do basquete paulista começa oficialmente no dia 1º de agosto com o início da Divisão Especial A-1 do Campeonato Paulista Adulto Masculino. A competição contará com a participação de 11 equipes e promete ser uma das edições mais equilibradas e qualificadas dos últimos anos, reunindo clubes tradicionais, projetos em ascensão e atletas de destaque no cenário nacional.
Para analisar o cenário da competição, a Federação Paulista de Basketball convidou Lula Ferreira, um dos grandes nomes da história do basquete brasileiro. Ex-treinador da Seleção Brasileira e multicampeão por clubes como Franca, COC/Ribeirão Preto e Limeira, Lula também foi coordenador técnico do Sesi Franca e conquistou inúmeros títulos de expressão nacional e internacional. Ele também foi um dos grandes destaques da Clínica Internacional de Técnicos, organizada pela FPB em fevereiro.
“A Divisão Especial A-1 é o campeonato estadual mais robusto do basquetebol brasileiro. É muito tradicional e oferece, como primeira competição da temporada, uma oportunidade de altíssimo nível técnico para as equipes paulistas. O torneio deste ano ganhou ainda mais força com o retorno de times históricos e a evolução de outras equipes”, destaca Lula.
Confira a análise do técnico sobre os 11 participantes da competição:
São Leopoldo Mandic Basket (Limeira) e Rio Claro Basquete
“O retorno de duas equipes muito tradicionais é um ganho enorme. Elas vão dar ainda mais brilho à competição.”
Basket Osasco
“Subiu de patamar ao conquistar uma vaga na próxima temporada do NBB. Isso dá ao clube ares de um time de primeira linha do basquete nacional.”
Mogi Basquete
“Está se remodelando com um novo formato de administração. Uma boa equipe se estrutura de fora para dentro, e essa nova forma de trabalhar fora das quadras certamente terá reflexo positivo dentro delas.”
Sesi Franca Basquete
“Sem dúvida, é a grande força do campeonato. Vem do título do último NBB, fez ajustes no elenco e subiu de patamar. Isso lhe dá um crédito muito grande.”
Sport Club Corinthians Paulista
“Manteve uma base muito boa do time do ano passado, o que é fundamental. Isso o torna uma força interessante na competição.”
Esporte Clube Pinheiros e Paulistano/CORPe
“Seguem com o perfil de clubes formadores. O excelente trabalho com a base garante times adultos sempre competitivos e com espaço para jovens talentos mostrarem seu valor.”
Liga Sorocabana
“É sempre um time guerreiro e que dá trabalho para qualquer adversário.”
Mr.Moo São José Basketball
“Melhorou sua estrutura e deve apresentar uma produtividade ainda maior nesta temporada.”
Bauru Basket
“Fez um ótimo NBB e manteve sua grande referência, Alex Garcia, um exemplo dentro e fora da quadra. É uma equipe muito competitiva.”
Formato de disputa e expectativa positiva
Lula também elogiou o formato da competição, que permite às equipes uma evolução gradual ao longo da temporada:
“O modo de disputa dá tempo para que os times se estruturem e cheguem aos playoffs em boas condições de brigar pelo título. E o fato de as finais serem em séries melhor de cinco jogos eleva o nível técnico e traz ainda mais emoção a um campeonato tradicional, que a cada ano sobe mais um degrau em sua consolidação como excelente ponto de partida para o calendário do basquete paulista.”
Com um elenco diversificado de participantes e um formato que valoriza o equilíbrio e o desempenho técnico, a Divisão Especial A-1 2025 reforça seu papel como a principal vitrine estadual do basquetebol no Brasil.