Mãe e filha trilham parceria de sucesso no basquete em Araçatuba


Valentina e Vera / Crédito – Arquivo Pessoal

São Paulo – Vera Goetz, de 55 anos, é coordenadora e treinadora do Projeto Basquete Midas ,em Araçatuba, que desde 2017 conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo de São Paulo. No dia a dia, ela equilibra essas funções com a de mãe da Valentina Goetz, 14 anos, que faz parte do Programa Talento Esportivo, e é um dos destaques do time Sub15 que vem colecionando títulos e prêmios individuais.

Valentina, que nunca foi treinada por outra pessoa, explica o diferencial de trabalhar com sua mãe : “Eu consigo ter uma visão muito mais ampla por receber vários conselhos não só dentro da quadra, mas fora também, além da convivência.”

Já Vera conta sobre os obstáculos e as barreiras que precisa enfrentar treinando sua filha. “Uma coisa que chateia muito é quando a torcida xinga ela para me atingir. Isso me chateia”, relata.

Juntas, elas foram bicampeãs paulistas e estão invictas há 3 anos. Também colecionam diversos prêmios individuais como cestinha, MVP (Jogadora Mais Valiosa) e melhor treinadora.

“Eu sinto muito orgulho dela por ser minha mãe e também porque nós duas vamos subir no palco juntas. Vamos como família, mãe e filha e também como atleta e técnica” diz Valentina.

“Ser técnica da filha é extremamente difícil, mas prazeroso. É difícil porque vinham outras pessoas falar para mim, porque eu pegava mais pesado com a minha filha. Eu exagerava com a minha filha para que as outras não achassem que eu a estava protegendo” completa Vera.

Projeto Basquete Midas

Criado em 2017, o Projeto Basquete Midas conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. O objetivo é transformar a vida de crianças e jovens de Araçatuba por meio do basquete. Ao todo, o projeto conta com 300 jovens, que são divididos em diversas categorias.

Programa Talento Esportivo

O Programa Talento Esportivo é uma plataforma da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo que concede apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva.

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

A Lei contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por prefeituras no Estado de São Paulo.

Fonte – Governo de São Paulo