Marino Manella: uma vida dedicada ao basquete!


O experiente Marino Manella, de 78 anos (30 de março de 1937), que é natural de Cravinhos (SP) e radicado em São José do Rio Preto (SP), vem comandando o tradicional América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M desde 2003, quando a equipe foi fundada, com muito luta, driblando as dificuldades de se trabalhar com esporte no país com extrema eficiência, unindo isso a sua grande paixão pelo que faz. Ao todo, são mais de 65 anos nas quadras, lutando em prol do crescimento da modalidade no interior paulista, seja como atleta, técnico ou dirigente.

“Pelo tempo que milito no basquete, sem querer apontar uma data para me aposentar, posso afirmar que isso é a minha vida. O basquete sempre foi apaixonante e eu tinha a facilidade de colocar a bola na cesta, pois no futebol não tinha tanta habilidade”, comenta Manella, que se orgulha de ter trabalhado com mais de 1600 jovens no tempo de vida da equipe.

“Nem todos os atletas que estiveram conosco deram sequencia a carreira esportiva, mas com a bolsa de estudo que oferecemos através do América, já formamos juízes de direito, promotores, médicos e outros profissionais, o que nos orgulha bastante”, acrescenta Marino.

Para coroar todo esse esforço e dedicação, a tradicional equipe rio-pretense realizou, na edição de 2015 do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1, uma das principais competições do cenário nacional, a melhor campanha de sua história, qualificando-se de forma inédita ao playoff – quartas-de-final, com direito a uma ‘épica’ vitória sobre o Pascholaotto/Bauru BT, então o campeão estadual, dentro do lotado ginásio do Centro Regional de Eventos, levando o seu torcedor ao delírio.

Além disso, o América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M conseguiu vitórias importantes sobre equipes de ponta do cenário paulista e nacional. Já na série melhor-de-cinco do playoff – quartas-de-final, mesmo com a eliminação, a equipe rio-pretense foi um adversário duro para o São José Baskettball, que depois se sagrou o campeão estadual.

“A campanha da equipe neste ano foi muito boa em todos os sentidos. Além disso, nos manteve na elite do basquete paulista para o próximo ano”, comenta Marino.

O comandante da equipe de São José do Rio Preto confirma, para 2016, a manutenção da base de jogadores e da comissão técnica, contando apenas com a saída do armador norte-americano Corderro Bennett, um dos grandes nomes do último estadual, que se transferiu ao EC Pinheiros para jogar o Novo Basquete Brasil (NBB).

“Todos os atletas, com exceção ao Bennett, permanecerão conosco na próxima temporada. Aqui, nós não seguramos ninguém, se o jogador conseguiu algo mais interessante, liberamos e pronto, pois queremos sempre o melhor para o atleta”, explica Manella, feliz com a manutenção dos parceiros e colaboradores, mas acredita que poderia ter mais apoiadores para elevar o projeto.

“Os nossos parceiros e colaboradores seguirão conosco, contudo, estamos sempre abertos a novos parceiros-patrocinadores. É mais ou menos assim: eu tenho pouco e tenho isso tudo, agora, imagine se eu tivesse um pouco mais, teria muito mais”, complementa Marino.

O técnico Júlio Malfi, que comandou o América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M nesta temporada, tem aproveitado bastante a oportunidade para aprender com a vasta experiência de Manella. “Trabalhar com o senhor Marino está sendo um grande aprendizado e eu sempre escutei que a experiência é fundamental nas tomadas de decisão e tenho visto isso na prática. Ele sempre sabe o que vai acontecer, tem uma capacidade enorme de antever os acontecimentos, fruto de sua grande vivencia no basquete”, observa.

“Também aprendi com ele que devemos sempre caminhar passo a passo, pois neste tempo que estou com a equipe, nunca o vi dando um passo maior que o necessário, ou seja, está sempre com os pés no chão e caminha gradativamente para frente. Além disso, ele valoriza bastante as pessoas que trabalham ao lado dele”, completa Malfi.

Já o presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB), Enyo Correia, cumprimenta Manella pelo trabalho que vem sendo realizado por ele no comando do América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M. “Parabenizo o senhor Marino Manella pelo trabalho de grande valia na formação de atletas e técnicos para o basquete paulista e nacional”, relata.

Antes de fechar a temporada, o América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M lutará por um bom desempenho na edição de 2015 dos Jogos Abertos do Interior, representante a cidade de São José do Rio Preto. A ‘Olimpíada Caipira’ será disputada em Barretos (SP), entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro.