Bauru, Mogi, Rio Claro e Pinheiros estreiam com vitória na LDB


Crédito – Suelenn Ladessa/Mogi Basquete

São Paulo – A bola subiu para os jogos do Grupo B do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Neste domingo, cinco jogos deram início às disputas no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, casa do EC Pinheiros, com vitórias dos clubes paulistas:  Zopone/Bauru Basket, Mogi Basquete, Rio Claro/ABCD e Pinheiros.

Rio Claro mostra força e supera a Unifacisa

O  Rio Claro/ABDC dominou o placar do começo ao fim contra o Unifacisa e venceu por 85 a 69. O time comandado pelo técnico Fernando Penna demonstrou domínio contra a jovem equipe paraibana, administrando a vantagem construída já no primeiro quarto (18 a 9) e colocando-a próxima da casa dos 20 pontos no segundo tempo.

Um dos destaques da equipe vencedora foi o ala/armador Eltinho, que saiu de quadra com 23 pontos, cinco rebotes e 100% de aproveitamento nos lances livres (10/10). “A importância (da vitória) é gigante, ainda mais pelo ‘coach’ e pela cidade de Rio Claro voltando à LDB e ao NBB. Vamos do primeiro ao último jogo entregando garra pela cidade e por esse time de camisa pesada”, pontuou Eltinho.

Embora tenha sido o grande cestinha, o atleta destacou a defesa como peça chave para o triunfo e prestigiou seus companheiros de grupo.

“A gente vem tendo uma defesa pegada, tentamos contra-atacar, mas quando não dá certo, jogamos com inteligência colocando um parceiro no jogo, sem individualismos”, destacou o jogador.

Bauru estreia com grande vitória sobre o Flamengo

Flamengo e Zopone/Bauru proporcionaram mais um jogo movimentado e, novamente, decidido nos momentos finais. Com alto poder de decisão, o time bauruense levou a melhor, por 73 a 67.

Durante todo o primeiro quarto, o time bauruense impôs o seu ritmo na partida e foi para o intervalo com 33 a 24 no placar. A reação rubro-negra veio no terceiro quarto (21 a 16), contudo, a vantagem do time paulista se manteve até o final.

Com um expressivo duplo-duplo de 14 pontos e 16 rebotes, com direito a três tocos, o ala Danilo Penteado teve uma das melhores atuações do dia. O jogador, ex-São Paulo, comentou sobre o desempenho.

“Sou muito grato a minha equipe por confiar no meu trabalho. Pedi ao grupo para ter paciência porque esse é só o primeiro passo de uma longa caminhada”, afirmou o jovem pivô.

Mogi controla a partida no 2º tempo e vence o Basquete Cearense

Já o Mogi Basquete conquistou uma importante vitória diante do Basquete Cearense, por 66 a 54, em um duelo de altos e baixos para ambos os times.

O primeiro quarto (22 a 8 para o Mogi) do confronto deu todos os indícios de uma possível “deslanchada” dos comandados de Alexandre Rios. No entanto, a equipe nordestina reagiu no segundo quarto e aplicou 25 a 14 no placar. Mas o time mogiano voltou com tudo no segundo tempo e ‘liquidou a fatura’.

O pivô Felipe, de 2,11m de altura, foi autor de um duplo-duplo com 14 pontos e 16 rebotes e, de quebra, conseguiu distribuir incríveis 6 tocos – segunda maior marca da história da LDB. Além dele, o ala Colina foi o cestinha do Mogi com 18 pontos e quatro bolas de três pontos convertidas (4/11).

Pinheiros aplica vitória centenária contra Brasília e faz história

O anfitrião Pinheiros foi o responsável por fechar o quarto dia da LDB e, mesmo sem poder contar com sua torcida no ginásio, proporcionou um verdadeiro show. Atual bicampeão da competição, o clube aplicou um notório 118 a 68 contra o BRB/Brasília logo em sua estreia.

Essa foi a maior marca de pontos registrada por uma equipe da LDB desde 2015, quando o próprio Pinheiros fez 123 contra o Grêmio Náutico União, no dia em que Lucas Dias anotou 51 pontos – recorde individual da LDB.

Além disso, os 118 pontos igualaram a terceira maior marca de todos os tempos da competição Sub-22 – junto com o Franca de 2014 (118 x 55 sobre o Regatas) e atrás somente do Pinheiros de 2015 mencionado acima (123) e do Bauru Basket campeão de 2012, que registrou 125 x 47 contra o São Luis (MA).

Entre os inúmeros destaques da grande vitória por 50 pontos de vantagem estão os pivôs Dikembe (21 pontos e 10 rebotes) e Paulo Scheuer (24 pontos e 9 rebotes), além do ala Danilo Sena (20 pontos e 74% nos arremessos de quadra).

“Com certeza atribuímos a vitória ao trabalho. Antes do NBB a gente teve só duas semanas de treino. Quando voltamos para São Paulo fizemos uma boa pré-temporada. Nos sentimos prontos e muito unidos”, afirmou Sena.

“Não olhamos apenas o ataque. Tomamos 68 pontos e saímos bem preocupados com a nossa defesa. No próximo jogo vamos tentar reconstruir isso”, completou o ala da equipe paulista.

Fonte – LNB