Na estreia da segunda fase do Paulista, Ituano Basquete volta a vencer o Santo André


Crédito – Jorge Bevilacqua/Santo André

Itu (SP) – O Ituano Basquete iniciou, nesta quarta-feira (22), a segunda fase do Campeonato Paulista e venceu o A.D. Santo André, por 81 a 72, fora de casa, repetindo o feito da etapa anterior – de turno -, em que levou a melhor em Itu.

Foram as rubro-negras que abriram o placar, logo com uma bola da linha dos três pontos arremessada por Leila. Mas a partida seguiu acirrada, principalmente no primeiro tempo, e teve um total de 13 mudanças na liderança.

Cada uma das equipes venceu um período no primeiro tempo: vantagem do Ituano no quarto inicial, por 26 a 23, e de Santo André no segundo quarto, por 18 a 12. Na volta do intervalo, porém, o Ituano foi implacável e consolidou sua vitória.

Com um jogo decisivo no garrafão, aliado a uma defesa forte, o Galo conseguiu anotar 25 pontos e reduzir o ataque andreense a 11 tentos. No último período, o rubro-negro chegou a abrir 19 pontos de vantagem; Santo André tentou uma reação e venceu a parcial por 20 a 18, mas sem chance de reverter o placar.

A pivô ituana Gabi Guimarães foi mais uma vez a destaque do jogo, sendo a cestinha com 23 pontos, além de registrar um duplo-duplo com 10 rebotes. A bela atuação coletiva contou também com 19 pontos de Leila e 11 de Mari Dias, além de um duplo-duplo de Joice, com 14 pontos e 11 assistências.

“Foi um jogo muito disputado. Tentamos atacar as desvantagens da equipe adversária, rodando a bola e tentando fazer um bom jogo ofensivo”, explica Gabi sobre essa importante vitória. “Precisamos melhorar muitos aspectos defensivos, mas vamos seguir trabalhando”, finaliza ela.

Sequência em casa

O Ituano tem mais duas rodadas pela Chave A nessa segunda fase do estadual e as duas serão disputadas no Ginásio Municipal “Prudente de Moraes”, em Itu, com entrada gratuita. Na sexta-feira (24), o Galo recebe o SESI Araraquara, às 19h30; no domingo (26), é a vez de enfrentar o Unimed Campinas, às 18h00.

Homenagem

Antes da bola subir nesta quarta-feira, as equipes prestaram um minuto de silêncio em homenagem a Elis Regina Schanoski, assistente técnica do Ituano, que faleceu na última segunda-feira (20), aos 61 anos. Atletas e comissão técnica do Galo usaram também uma faixa preta de luto no uniforme.