Nota de repúdio sobre convite à equipe não filiada à Federação para disputa das finais nacionais do 3 x 3


A Federação Paulista de Basketball vem por meio deste comunicado repudiar a decisão do coordenador do Departamento de Basquete 3 x 3 da Confederação Brasileira de Basketball, Francisco Oliveira (Chico), de convidar de forma arbitrária, uma equipe paulista para participar das finais nacionais do Campeonato Brasileiro 3 x 3, que acontecem neste final de semana na NBA Store do Shopping Morumbi Town, em São Paulo. Trata-se de equipe não filiada à FPB, que não tem atletas registrados e que não disputou nenhuma etapa estadual da Federação ao longo de 2024. Isso representa flagrante desrespeito a critérios técnicos e meritocráticos esportivos, ficando assim na contramão do sistema federativo.

De acordo com o próprio regulamento do Brasileiro 3 x 3, a classificação para as finais nacionais se deu através da disputa de vagas em etapas regionais ocorridas durante a temporada. Em São Paulo, as equipes qualificadas foram a campeã e vice-campeã das categorias Sub-18, Sub-23 e Adulto, naipes masculino e feminino, da Etapa Regional Extra realizada nos dias 15, 16 e 17 de novembro. Ainda que esteja prevista em regulamento a participação de equipes convidadas, isto deveria ser feito com transparência e informações claras sobre os critérios utilizados para o convite à equipe paulista citada.

Em respeito às equipes e atletas que merecidamente garantiram a classificação para uma competição aguardada e importante, a Federação Paulista de Basketball valida a participação de seus filiados nas finais nacionais, sem se abster de discordar de uma decisão que vai contra o profissionalismo necessário para desenvolver uma modalidade que cresce a cada ano no Brasil. Vale destacar que tal decisão também desvaloriza o papel exercido por federações, atletas e clubes.

A Federação Paulista de Basketball, suas equipes filiadas e parceiros na organização de competições vêm trabalhando arduamente pelo fortalecimento do 3 x 3. E quer atuar ao lado das demais entidades que fazem parte do ecossistema do basquetebol nacional para que este esporte se torne cada vez mais forte e organizado. Porém, não é possível aceitar, sem protesto, ações como esta que demonstram amadorismo e desrespeito às federações, clubes e atletas que investem e se comprometem com a modalidade ao longo do ano.

Diretoria FPB