Pelo Paulista Feminino, Ituano bate Santo André na segunda prorrogação da partida
Santo André (SP) – Jogando pela última rodada do primeiro turno da 2ª fase do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina, Ituano Basquete e Santo André/APABA fizeram, na noite desta quinta-feira, uma partida de testar o coração do torcedor. Jogando em Santo André, o Galo conquistou a vitória por 72 a 70, mas só depois da disputa de duas prorrogações na partida.
Clique aqui e confira a Galeria de Fotos.
Vindo de duas derrotas nesta etapa do estadual, o Galo sabia que apenas a vitória interessava para manter a equipe com chances de classificação. Apesar de não começar bem na partida, foi atrás do resultado e saiu com a vitória.
As donas da casa abriram o placar e fecharam o primeiro quarto com uma boa vantagem, de 19 a 10, mas as rubro-negras cresceram no período seguinte e venceram por 13 a 5 No 3ª quarto, nova oscilação do Galo e derrotado por 14 a 11.
No período final, no entanto, ambas as equipes tiveram suas melhores atuações até ali, o que deu início à reação rubro-negra, vencendo o quarto por 22 a 18 e – com uma bola da linha dos 3 pontos da armadora Joice, faltando 20 segundos para estourar o cronômetro- , empatando a partida em 56 a 56 para levar à prorrogação. No primeiro tempo adicional, novo empate em 62 a 62 (6 a 6), o que levou à segunda prorrogação e ao triunfo do Galo.
“Foi uma vitória que a gente só tem a elogiar, pela maneira como foi, com muito espírito de luta, com muita superação. Não fizemos um primeiro tempo bom, embora tivéssemos um bom sistema defensivo, o ataque nosso não fluiu; no segundo tempo nós conseguimos acertar melhor nossos posicionamentos ofensivos, embora Santo André tenha chegado a abrir 12 pontos, nós tivemos muito espírito de luta e inteligência”, avalia o satisfeito técnico Antônio Carlos Barbosa.
O treinador aponta também a importância dessa vitória para manter a equipe com chances de chegar à grande final do campeonato: “se tivéssemos perdido esse jogo, praticamente estaríamos fora da disputa de pelo menos um segundo lugar para a disputa do título”.
A cestinha da partida foi a ala do Santo André/APABA, Jaqueline Silvestre, com 19 pontos. Pelo Ituano, as maiores pontuadoras foram a lateral Palmira, com 17 pontos, seguida pela armadora Casanova, com 15. Destaque também para a lateral Izabella Sangalli, que anotou 14 tentos, teve a segunda maior eficiência da partida e a maior da equipe, com 22.
“Estou muito feliz com a vitória de hoje, o time lutou bastante, com muita garra, lutamos até o final e acreditamos em cada bola. Foi um jogo muito bom das duas equipes, força e garra não faltou e saio feliz que fomos recompensadas e a vitória veio”, comemora Iza e complementa sobre seu desempenho individual: “acredito que fiz um jogo bom, pude ajudar o time ofensivamente e defensivamente. Agora é focar nos próximos jogos e conseguir a classificação para a final”.
O próximo jogo do Ituano será o primeiro pelo 2º turno desta 2ª fase do Campeonato Paulista e a equipe recebe o SESI/Araraquara, na terça-feira, às 19h30, no Ginásio Municipal “Ditinho Xavier” em Itu.