Santo André derrota Ituano fora de casa pela LBF


Crédito – Nathane Agostini/Ituano

Itu (SP) – A Associação Desportiva Santo André derrotou o Ituano Basquete, neste sábado, por 76 a 69 (38 a 39 no primeiro tempo), em jogo disputado no Ginásio Municipal Prudente de Moraes,  em Itu,válido pela segunda rodada do turno da fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022.

O primeiro tempo foi extremamente movimentado, pois cada uma das equipes dominou um período: o Ituano começou com excelente aproveitamento ofensivo e conseguiu abrir uma boa diferença no primeiro quarto. No segundo, aos poucos, a AD Santo André foi se encontrando e apresentando o seu melhor jogo, graças ao bom trabalho do técnico Rafael Souza na rotação das suas atletas em quadra. Desta forma, o time andreense melhorou a sua produção nos dois lados da quadra e conseguiu baixar bastante a diferença, reequilibrando as ações – 17 a 29 (primeiro quarto) e 21 a 10 (segundo quarto).

Na volta do intervalo, o confronto seguiu no panorama de equilíbrio, contudo a equipe do Grande ABC manteve o quadro evolutivo e passou a comandar o marcador. Nos dez minutos finais, a Associação Desportiva Santo André manteve o foco e seguiu jogando bem, com todas as jogadoras que entraram em quadra dando a sua parcela de contribuição. Assim, a equipe comandada por Rafael Souza se manteve à frente para vencer a segunda na competição nacional – 19 a 15 (terceiro quarto) e 19 a 15 (quarto final).

“Começamos o jogo vacilando um pouco, dando espaço para o time de Itu, que estava com um aproveitamento alto. As meninas mantiveram a cabeça na partida e começamos a executar o plano que estava combinado. Pouco a pouco voltamos para o jogo e a parte física foi fundamental para nossa vitória”, comentou o técnico andreense, Rafael Souza.

“Fizemos uma excelente pré-temporada para nos apresentarmos bem nesse começo de competição, por isso destaco os trabalhos do Rafael Souza (técnico) e da Leila Costa dos Santos (preparadora física). Não iniciamos bem o jogo, mas depois conseguimos nos encontrar e impusemos o nosso ritmo. Mas, temos que seguir com os pés no chão, uma vez que a competição está apenas começando e as dificuldades serão grandes na sequência”, completou a ala/pivô Sassa Gonçalves, eleita a melhor jogadora da partida.

Jogaram pela AD Santo André: 0. Stephany Gonçalves (06 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), 04. Marcella Prande, 05. Ariadna Felipe (04 pontos, 02 rebotes, 01 assistência e 03 bolas recuperadas), 06. Sassa Gonçalves (20 pontos, 15 rebotes, 01 assistência, 02 bolas recuperadas e 01 bloqueio – double-double), 07. Lays da Silva (09 pontos, 08 rebotes e 08 assistências), 08. Glenda Cruz (19 pontos, 04 rebotes, 04 assistências, 05 bolas recuperadas e 01 bloqueio), 09. Jaqueline de Paula (07 pontos, 02 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada). 10. Ana Paula Dias (02 pontos e 01 assistências). 11. Evelyn Larissa (09 pontos e 02 rebotes) e 14. Melissa Oliveira.

Já os principais nomes do Ituano Basquete no jogo foram Tati Pacheco (22 pontos e 07 rebotes) e Mariana Dias (16 pontos e 11 rebotes – double-double).

Com este resultado, o a equipe andreense contabiliza duas vitórias, mantendo o 100% de aproveitamento e liderando a Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 ao lado do Sampaio Basquete.

E o próximo compromisso da Associação Desportiva Santo André está agendado para 27 de março (domingo), às 14h, justamente contra o Sampaio Basquete, no ginásio Municipal Parque Celso Daniel, em Santo André.