Fora de casa, Santo André vence Ituano na prorrogação


Crédito – Juca Ferreira/Ituano

Itu (SP) – O Ituano Basquete amargou sua segunda derrota em casa no Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina, jogando na noite desta terça-feira, contra o A.D. Santo André. Ficando atrás no início do jogo, a equipe rubro-negra buscou o empate e levou a partida à prorrogação, mas acabou vencida por 60 a 56.

Apesar do resultado negativo, o grande destaque do confronto foi a armadora do Galo, Cacá, cestinha da partida com 33 pontos e que registrou também um duplo-duplo com 13 rebotes. A atleta foi seguida pela companheira Joice, que anotou 12 tentos.

Para a armadora, foram as falhas no início de jogo que custaram a vitória: “primeiramente, nosso time tem entrado um pouco desconcentrado nas partidas e acho que isso que tem refletido no final do jogo; na hora de fechar, parece que sempre estamos remando, remando e não conseguimos alcançar o objetivo, que é a vitória, fazer, na verdade, uma constância de jogo nos quatro quartos e conseguir fechar o jogo. Acho que isso é o primordial que está faltando para a nossa equipe.”

Mesmo com o bom desempenho pessoal, a rubro-negra acredita que poderia ter feito mais para assegurar a vitória para a equipe: “sei que hoje eu fiz uma boa partida, mas no primeiro quarto ainda faltou, mesmo eu fazendo um bom jogo, ainda faltou, faltou entrosar as meninas, para a gente realmente fechar o jogo [com vitória]”, afirma Cacá.

Quem abriu o placar foi a aniversariante rubro-negra, Joice, em cobrança de lance-livre. O período seguiu intenso, mas com muitas bolas desperdiçadas no ataque, o Galo viu Santo André dominar a parcial e vencer por 17 a 4.

No segundo quarto, a atuação precisa de Cacá recolocou o Ituano no jogo. Nos 5 minutos iniciais do período, a equipe marcou o dobro de pontos das andreenses (12 a 6), sendo 10 deles da armadora. Com isso, o Galo venceu a parcial, por 19 a 12, e diminuiu a diferença no placar para 6 pontos (29 a 23).

Na volta do intervalo, as equipes reduziram um pouco o ritmo, mas fizeram o quarto mais equilibrado do jogo – o terceiro -, que terminou com uma pequena vantagem das andreenses na parcial, de 16 a 13.

No período final, o rubro-negro voltou a se impôr, venceu por 16 a 7 e, faltando 24 segundos, Cacá converteu um arremesso que assegurou o empate, em 52 a 52, forçando assim a prorrogação. No tempo extra, porém, Santo André levou a melhor e garantiu a vitória.

O Ituano tem novo confronto pela frente já nessa quarta-feira, também no Ginásio Municipal “Prudente de Moraes”, em Itu. O Galo enfrenta a equipe de Pindamonhangaba, às 17h, com entrada gratuita.