São José é o primeiro classificado para as finais. Paulistano força jogo 3 contra Franca


A Divisão Especial A-1 Masculina do Campeonato Paulista de Basquete já tem o seu primeiro finalista: o Farma Conde São José Basketball. Na noite desta terça-feira (01/10), a Águia do Vale superou o São Paulo Futebol Clube no ginásio do Morumbis por 64 a 58, fechou a série semifinal com duas vitórias e agora vai em busca de seu sexto título da competição. Na outra semifinal, o Paulistano CORPe derrotou o Sesi Franca Basquete por 93 a 86 no ginásio Pedrocão, em Franca, e forçou a realização do terceiro jogo da série, que será disputado na quinta-feira (03/10) às 20h no mesmo local. A partida terá transmissão ao vivo pela FPB TV Oficial no Youtube.

São Paulo F.C 58 x 64 Farma Conde São José Basketball

Crédito: Leo Lenzi/Agência NTZ

A classificação para as finais é uma grande realização da equipe de São José dos Campos, que sagrou-se campeã paulista em 1980, 1981, 2009, 2012 e 2015. O time terminou o primeiro turno em sexto lugar e sem vaga garantida nas quartas de final. A classificação veio após fechar a fase de Realinhamento na mesma sexta colocação. Na etapa seguinte, enfrentou o Pinheiros e venceu o tradicional rival em duas partidas, o que voltou a acontecer contra o São Paulo nas semis. Por isso, foi mais do que justa a festa dos jogadores e torcedores presentes ao Morumbis ao final da partida.

Entretanto, não foi um jogo simples para os comandados do técnico Régis Marrelli. Precisando da vitória, o São Paulo lutou muito. Perdeu o primeiro quarto, se recuperou no segundo, mas deixou o adversário retomar o controle do jogo e abrir vantagem na terceira parcial. No quarto e último quarto, o Tricolor Paulista foi para o “tudo ou nada” e conseguiu uma reação que criou uma atmosfera de suspense e apreensão no ginásio, que só virou alívio para torcedores e familiares de atletas do São José quando o cronômetro zerou.

Esta noite, São José deve muito de sua classificação às ótimas atuações  de três atletas que vêm sendo importantes na campanha no Paulista: o armador Felipe Ruivo, autor de 19 pontos, 2 rebotes e 4 assistências; o também armador Matheus Buiú, que terminou com 16 pontos e 8 rebotes; e o experiente pivô Renato Carbonari, dono de 12 pontos, 9 rebotes e duas assistências. Pelo São Paulo, o destaque da partida foi mais uma vez o ala-armador Corderro Bennett com 17 pontos, 7 rebotes e 4 assistências.

Sesi Franca 86 x 93 Paulistano

Fotos: Marcos Limonti / SFB

O torcedor que esteve presente no Pedrocão acompanhou uma grande partida na noite desta terça-feira. No calor da primavera do interior paulista, o ginásio ferveu com um duelo que esteve indefinido até os seus momentos finais e terminou com a vitória de quem lutava para continuar sonhando com a vagas nas finais: o atual campeão estadual, o Paulistano CORPe.

A vitória por 93 a 86 sobre o poderoso Franca foi conquistada com muita consistência por parte dos comandados do técnico Demétrius Ferraciú. O primeiro quarto terminou com vantagem apertada para o Paulistano: 28 a 26. No segundo período, o time visitante manteve a liderança e fechou o primeiro tempo com 53 a 45, mostrando um ataque eficiente e uma defesa sólida.

No terceiro quarto, porém, o técnico Helinho Garcia conseguiu ajustar sua equipe e o Sesi Franca reagiu. Ainda assim, o placar foi encerrado com 68 a 65 a favor do Paulistano. A última etapa do jogo foi repleta de emoção, com constantes trocas de liderança no placar, mas nos minutos finais o Paulistano se mostrou mais consistente, voltando a abrir vantagem e garantindo a vitória crucial para suas pretensões na competição.

Kevin Creszenzi (16 pontos, 2 rebotes e 5 assistências) e Brunão (16 pontos e 3 rebotes) foram os maiores nomes do Paulistano. Por Franca, o melhor em quadra foi Didi Louzada, cestinha do jogo com 22 pontos, 6 rebotes e 3 assistências.