São José e São Paulo iniciam duelo por vaga nas finais do Campeonato Paulista neste domingo


Farma Conde São José Basketball e São Paulo Futebol Clube começam a decidir neste domingo, às 18h, no ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, uma vaga nas finais da Divisão A-1 Masculina do Campeonato Paulista. Quem vencer a série melhor de 3 jogos enfrentará o vencedor do duelo entre Sesi Franca e Paulistano CORpe. A primeira partida entre São José e São Paulo terá transmissão ao vivo pela Zapping e pelo canal oficial da FPB no YouTube.

O Tricolor Paulista chega às semifinais sonhando com a  chance de disputar novamente o título estadual, que veio pela última vez em 2021 na final contra Franca e escapou na decisão de 2022 contra o mesmo rival. O São José almeja repetir 2015, quando chegou à final e sagrou-se campeão ao superar o Mogi.

Na fase de classificação do Campeonato Paulista, o São Paulo teve melhor desempenho que o adversário nestas semifinais, terminando a fase de classificação em segundo lugar. Nas quartas de final, a equipe treinada pelo experiente Guerrinha, não teve dificuldades para passar pelo Bauru Basket por 2 a 0. Contra São José, o treinador espera duelos muito equilibrados e se prepara para a decisão da vaga em três partidas.

“São José é uma equipe muito bem treinada pelo Régis Marrelli. Os jogadores estão procurando seus espaços e é uma equipe que tem por trás uma cidade que torce e vibra muito. Isso ajuda quando o time joga em casa, que é o caso dessa primeira partida das semifinais. Nossa equipe continua trabalhando forte e ganhando confiança cada vez mais, com os atletas acreditando uns nos outros, acreditando no sistema e no processo que a gente propôs. Com certeza será uma série muito equilibrada. Temos que estar preparado para três jogos, mas cada jogo é o mais importante. O que vale é o jogo do dia, independente da partida passada ou da partida à frente. Sempre o jogo do dia é o mais importante”, prega o treinador tetracampeão estadual (3 títulos por Bauru e 1 por Mogi das Cruzes).

 

Com média de 6,69 assistências por partida na competição, o armador Ricardo Fischer tem sido um dos “motores” do São Paulo neste campeonato. Parte importante de um elenco muito experiente, ele conhece bem as características do adversário nas semifinais e destaca e evolução da equipe do interior ao longo da competição. Fischer sabe que o Tricolor terá que ser muito eficiente nos confrontos, mas acredita na classificação às finais.

“Vai ser uma série muito dura e muito física. São José evoluiu muito durante o campeonato, como a gente também evoluiu e está se encaixando. São dois times que chegam com confiança, após terem vencido as quartas de final por 2 a 0. Então, vai ser uma série bem competitiva. Mas estamos confiantes. Trabalhamos muito durante a semana para anularmos os pontos principais deles e já conseguirmos sair com a vitória fora de casa”, disse o craque são-paulino.

Confiança em alta em São José dos Campos
Impedir que isso aconteça é a missão do técnico Régis Marrelli e de seus jogadores. O treinador sabe que há grande expectativa do torcedor da Águia do Vale pela conquista de um título estadual após tanto tempo. Régis comemora o bom momento de sua equipe e destaca o envolvimento do elenco de atletas com o trabalho proposto pela comissão técnica e pelo clube.

“Estamos muito felizes por temos atingido alguns objetivos de forma tão rápida. É mérito do grupo, que está com muita vontade.Tivemos um início irregular, em que jogávamos bem em casa, mas não tínhamos constância fora de casa. Estou muito contente com essa evolução e vamos brigar muito para irmos para a final. O São Paulo é um grande time, mas estou confiante de chegarmos à final. A cidade merece, porque gosta muito de basquete”, diz o treinador do São José, que acredita em “casa cheia” no Lineu de Moura na primeira partida das semifinais:

“O primeiro jogo é fundamental. Estaremos ao lado da nossa torcida e com certeza o Lineu estará lotado. Temos que pressionar o São Paulo para buscar essa vitória. Se ganharmos, jogamos a pressão pra eles. Eles não vão deixar de ser favoritos porque podem ter dois jogos em casa, mas jogamos a pressão pra eles sim. Precisamos tirar o São Paulo da zona de conforto porque individualmente é uma das equipes favoritas ao título.

Para superar o São Paulo, São José conta com um reforço contratado para esta temporada. O argentino Franco Vieta veio do Regatas Corrientes e está realizando sua primeira temporada no basquetebol brasileiro. O armador tem sido muito importante para o time e atualmente é o terceiro maior cestinha do campeonato, com média de 16,67 pontos por jogo. O jogador se sente à vontade no clube e agradece aos companheiros por estar se adaptando rápido ao Brasil e realizando um bom trabalho.

“Estou melhorando a cada dia e me adaptando cada vez mais à equipe e à cidade de São José dos Campos. Isso é mérito dos meus companheiros de equipe, que sempre me ajudam. Isso torna mais fácil a minha adaptação ao ritmo de jogo. Ainda falta um pouco de tempo para me adaptar totalmente, mas estou muito feliz até aqui.

Sobre o confronto contra o São Paulo, o jogador de 31 anos cobra concentração de sua equipe ao enfrentar um “obstáculo” difícil:

“São playoffs. Então se joga de maneira forte, intensa, concentrada. Nos propusemos a acabar com a série contra o Pinheiros no segundo jogo e foi isso o que aconteceu. Fizemos um grande trabalho, mérito de todos os jogadores. Agora vamos enfrentar uma grande equipe nas semifinais. Tivemos a oportunidade de enfrenta-los já, perdemos o último jogo e neste domingo teremos a oportunidade de uma revanche. Na último jogo fizemos uma grande partida mas a vitória nos escapou por um ponto. Agora precisamos seguir em frente, seguir concentrados”, disse Vieta.