São Paulo DC colhe os frutos do trabalho no basquete 3×3


Crédito – Divulgação

São Paulo – Todo esforço para se formar uma estrutura profissional e conduzir a equipe nos moldes internacionais tem surtido o efeito esperado pelo São Paulo DC, que passou por uma grande reformulação na temporada de 2019. Além de novos nomes na sua equipe adulta masculina, o manager Gustavo Bracco introduziu algumas inovações, como a criação da equipe universitária, em parceria com a Universidade Paulista (Unip), e a formação da equipe Sub 23, sem falar na estrutura para os treinamentos.

Tudo isso deixou o São Paulo DC na vanguarda, se tornando uma referência na modalidade em termos de Brasil e América do Sul, já que além de jogar as principais competições do cenário nacional, a equipe da capital paulista tem saído com frequência para disputar campeonatos fora do país, visitando centros importantes do Basquete 3×3 internacional.

“Estamos conseguindo atingir um patamar bem significativo em relação as grandes potências da modalidade e preciso confessar que o segredo tem sido tentar reproduzir tudo que de bom os países bem-sucedidos no esporte fazem. Treinamentos específicos, individualizados, palestras motivacionais e simulação de situações de jogo, além de muita repetição”, comentou Bracco.

“Esse é o modelo sérvio e holandês, tem funcionado para eles, não tem porque não funcionar também conosco, principalmente, pelos grandes talentos que temos”, acrescentou o manager.

No final de semana passado, por exemplo, o São Paulo DC atingiu dois importantes objetivos. Primeiro, conquistou o título invicto do ‘3º FISU AMERICA 3×3 – 2019’, o Campeonato Pan-americano Universitário, que foi realizado em Maceió (AL), garantindo classificação para o Campeonato Mundial Universitário, que será realizado na China, em outubro.

“Os resultados do nosso trabalho são as recentes conquistas, que nos mostram que estamos no caminho certo. O universitário, além de um grande time, mostrou estar acima de grandes potências das Américas, incluindo México, Argentina e Chile. Vamos disputar o Mundial em outubro, já nos preparando mentalmente para vencer desafios e superar grandes obstáculos. Nossa expectativa é sempre positiva. Agora, ainda mais”, comentou Gustavo.

Concomitantemente, demonstrado a força do seu elenco, o São Paulo DC garantiu também o título do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3, disputada na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ), com organização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Na decisão, vitória sobre o tradicional Rio de Janeiro 3×3, por 21 a 13. Com esta conquista, o São Paulo DC ganhou o direito de participar do World Tour de Montreal, no Canadá, que será realizado nos dias 07 e 08 de setembro.

“Conseguimos ser a única equipe do país a se classificar para duas etapas do World Tour no mesmo ano. Ficamos contentes com isso, mas cientes de que o desafio só começou. A cada etapa o nível sobe e sabemos que teremos excelentes adversários nessa competição canadense. Tenho certeza de que estaremos ainda mais preparados dessa vez”, relatou o manager do São Paulo DC.

“Já a competição universitária foi uma conquista inédita. Vamos nos preparar e fazer com que os bons resultados dessa equipe continuem aparecendo”, completou Bracco.

“Parabéns ao São Paulo DC pelo trabalho que vem desenvolvendo no basquete 3×3. As conquistas mostram que estão no caminho certo da evolução do esporte”, afirmou Enyo Correia, presidente da Federação Paulista de Basketball.

O São Paulo DC3x3, equipe filiada à Federação Paulista de Basketball (FPB), é apoiado pelo projeto Drible Certo no Mundo, aprovado junto a Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo. Projeto patrocinado pela Havan e Decathlon Brasil. Apoios: Naturiza, NAR – Núcleo de Alto Rendimento, Uniformes Overtime, Meias Elite e Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF. Realização: B16 Incentivo e Instituto Futuros Craques.