São Paulo DC conquista 1ª Etapa da Liga ANB3x3
São Paulo – O São Paulo DC conquistou de forma invicta a 1ª etapa da Liga ANB3x3 – 2021, disputada no domingo, na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo. A equipe Elite, comandada pelo técnico Junior Mariano e que contou com Andre Ferros, Leo Branquinho, Jonatas Mello e Matheus Parcial, venceu os cinco jogos que disputou: Hípica de Campinas (21 a 13), Santos 3×3 (21 a 17), na primeira fase; CDA Lendas 3×3 RJ (21 a 14), nas quartas-de-final; Rio Preto 3×3 (21 a 19), na semifinal; e Academia do Basquete (21 a 14), na grande final.
“Entramos sempre com duas equipes na categoria elite, uma com atletas acima de 23 anos e outra sub-23. Tínhamos um grande desafio que era lidar com mudanças nos times e as adequações necessárias. O campeonato foi fortíssimo com todas as equipes tops do Brasil presentes, inclusive uma contando com três atletas que estiveram no Pré-olímpico. Nosso time sub-23 cruzou com essa equipe fortíssima nas quartas de final e perdeu na prorrogação por um ponto”, relatou Junior.
“Com o decorrer do campeonato acabamos cruzando com essa equipe na final, mas desta vez com o nosso time Elite. O resultado já foi muito bom, uma vez que ganhamos a final (22 a 13), mostrando a força de nossa equipe e a capacidade coletiva e versatilidade, conseguimos ser superiores”, complementou Mariano.
Já Leo Branquinho se mostrou satisfeito com o rendimento e com o resultado obtido. “Estou contente e bem feliz com o resultado, pois vínhamos trabalhando há muito tempo e treinando forte para este retorno. Estávamos ansiosos, com muita vontade de jogar e conseguimos fazer tudo que o técnico Junior Mariano tinha preparado, sem perder o foco. Com isso, fomos coroados com o título dessa primeira etapa”, analisou.
“Essa conquista nos faz perceber que estamos no caminho certo e cada vez mais nos firmando como referência no Basquete 3×3 no Brasil. Estou contente também pela qualidade da etapa, se não foi a mais difícil que já joguei, foi uma das mais duras. O nível técnico, a qualidade das equipes e dos jogadores subiu muito. Na final, por exemplo, estavam oito atletas com passagens pela Seleção Brasileira, seja adulta ou de base. Isso engrandeceu o jogo e trouxe mais credibilidade para nossa conquista”, complementou Leo.
O SPDC U23, que contou com Gianluca Campaner, Tayson Nadson, Ítalo Pereira e Lucas Grafite, terminou essa primeira etapa na quinta colocação na categoria Elite.
No sábado, o São Paulo DC conquistou o primeiro lugar da etapa inicial da Liga na categoria Sub-23. O jovem time formado pelos jovens Israel Andrade, Caio Romano, Júlio Toledo e Matias Geia, também venceu todos os jogos que disputou: Cohab 1 (21 a 14), PM Lins (16 a 10), na primeira fase; Bulls Players, na semifinal; e Step Zero 3×3 (21 a 19), na grande final.
O resultado demonstrou que o trabalho elaborado pela comissão técnica do São Paulo DC foi acertado. “Estávamos bastante ansiosos com a volta dos campeonatos, são eles nos trazem feedback e um termômetro sobre nossos treinos. Então, quando tivemos a certeza sobre essa etapa da Liga ANB tivemos uma perspectiva real de teste para os nossos treinos”, explicou Mariani, lembrando que devido à pandemia o São Paulo DC não conseguiu fazer as peneiras que geralmente acontecem dando um déficit em duas categorias importantes, o sub-18 e o sub-23.
“Mantivemos atletas do ano passado que foram campeões sub-18 e os atletas sub-17, que também estavam nessas equipes mesmo sendo mais novos. Resolvemos dar uma rodagem e um teste maior para esse time jovem sub18/19, colocando para jogar contra atletas quatro ou cinco anos mais velhos. A resposta foi incrível e saímos como campeões, mesmo com esses atletas bem mais jovens que a categoria, mostrando que mesmo sendo o primeiro feedback e, ainda com muitas coisas para ajustar, estamos caminhando no rumo certo”, finalizou Junior.