São Paulo e Paulistano estreiam com vitória no Grupo D do Paulista


Crédito – Willian Oliveira/Paulistano

São Paulo – Com Zopone/Gocil Bauru Basket e SESI Franca Basquete já classificados para o Final Four do Campeonato Paulista da Divisão Especial Masculina, nesta segunda-feira, começaram os confrontos do Grupo D que definirão os outros dois classificados para a próxima fase em busca do título estadual da temporada 2020. E São Paulo e Paulistano/Corpore largaram na frente, vencendo seus jogos, no Ginásio Antônio Prado Júnior (Paulistano), na capital paulista.

Clique aqui e confira a Galeria de Fotos do Paulista.

Dominante do início ao fim, o Tricolor venceu por 100 a 63 o Mogi das Cruzes Basquete. Shamell, com 16 pontos, Bennett, com 14 pontos e quatro assistências e Lucas Mariano, com 14 pontos e oito rebotes, foram alguns dos destaques da equipe, que mais uma vez marcou pontos com todos os jogadores.

O time comandado por Claudio Mortari mostrou no primeiro quarto que não estava disposto a tomar sustos no confronto e iniciou o duelo com muita intensidade e alto aproveitamento nos arremessos de quadra (50%, sendo cinco bolas da linha dos três pontos). Com boa mobilidade coletiva, Shamell (nove pontos) e Lucas Mariano (11), castigaram o rival, que sofreu para criar as oportunidades para pontuar.

Com boa vantagem no primeiro período (27 a 15), Mortari começou a rodar o elenco e o time correspondeu bem: foram do São Paulo os nove primeiros pontos do segundo quarto, vantagem que permitiu à equipe controlar o relógio e administrar o resultado. O rival aproveitou algumas desatenções do time na metade do segundo quarto para tentar encurtar a desvantagem, mas os são-paulinos se reencontraram e foram para o intervalo com 16 pontos na frente.

A volta do intervalo trouxe um Tricolor mais agressivo na defesa e disposto a esticar a vantagem para imperdir qualquer chance do rival pleitear uma virada. Sem encontrar caminhos para furar a marcação, o Mogi foi acumulando erros e os são-paulinos se aproveitaram para alcançar o objetivo e colocar mais dez pontos na liderança, tornando a vitória apenas uma questão de tempo.

No período derradeiro, Mortari voltou a rodar o time para dar minutos a todos os jogadores e também garantir que todos tenham ritmo de jogo e também pudessem descansar para a sequência do campeonato.

O Paulistano também confirmou seu favoritismo ao bater a Liga Sorocabana (LSB), por 89 a 64. O jogo começou equilibrado, mas aos poucos os donos passaram a comandar o marcador – 19 a 15 (primeiro quarto) e 26 a 15 (segundo quarto). No segundo tempo, a LSB chegou a estar à frente, mas o time paulistano retomou a dianteira  – 20 a 23 (terceiro quarto) e 24 a 11 (quarto final).

Deryk Ramos, com 15 pontos, cinco assistências e quatro rebotes, e Felipe Ruivo, com 15 pontos, cinco rebotes e três assistências foram os destaques do Paulistano. Pela LSB, o norte-americano Eric Laster, com 16 pontos, três rebotes e um bloqueio, e Salatiel Hlawatsch, 13 pontos e dois rebotes).

Os times voltam à quadra, nesta terça-feira, com os seguintes confrontos:

3 de novembro – Terça

Jogo 3 – 17:00 – São Paulo x LSB

Jogo 4 – 19:30 – Paulistano x Mogi Basquete

Os jogos terão transmissão ao vivo pela TVFPB – canal GCS Sports no YouTube. Clique aqui para assistir.