São Paulo e São José largam na frente no playoff das quartas do Paulista


São Paulo – Dois jogos deram a largada do playoff das quartas de final do Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial Série A-1, na noite desta quinta-feira. Na capital paulista, o São Paulo recebeu o Sendi/Bauru Basket e abriu 1 a 0 na série melhor de três jogos ao vencer os bauruenses por 89 a 83. Em São José dos Campos, o time da casa – São José Basketball – surpreendeu o atual campeão paulista, o Sesi Franca Basquete, por 92 a 86.

Com atuação espetacular de Georginho (35 pontos e nove rebotes e um aproveitamento de 73% nos arremessos de quadra), o Tricolor venceu o Bauru e está a uma vitória da semifinal do Estadual. Além da jornada inspirada do camisa 14, Holloway (17 pontos e oito rebotes), Shamell (12 pontos) e Jefferson (nove pontos, 11 rebotes e seis assistências) foram os principais destaques.

O primeiro quarto começou as duas equipes bem postadas defensivamente e dificultando as ações ofensivas do rival. Após um início com os rivais trocando ataques por infiltração, o Tricolor conseguiu fechar o seu garrafão e praticamente impediu que Bauru entrasse, deixando como única opção os disparos de média e longa distância. Mas o adversário mostrou pontaria afiada do perímetro (55% de aproveitamento) e marcou 15 dos 19 pontos no período em arremessos de três.

Se a bola de longa distância não caía pelo lado Tricolor na primeira parcial, o cenário mudou radicalmente na segunda etapa. O time calibrou a mão e iniciou o segundo quarto com três cestas seguidas da linha dos três pontos e conseguiu abrir boa vantagem no placar. Agressivos na marcação, os são-paulinos seguiram sufocando o adversário e foram extremamente eficientes na transição, combinação que garantiu um segundo quarto que deu ao Tricolor uma vantagem de 16 pontos no intervalo (48 a 32).

Como era de se esperar, Bauru voltou para o terceiro quarto na base do tudo ou nada para ao menos tentar reduzir a vantagem para chegar no último período em condições de tentar uma virada. A equipe partiu para uma marcação pressão em quadra inteira e buscou dobrar a marcação nos atletas com a bola para dificultar a saída de bola são-paulina. A estratégia vinha surtindo efeito e o adversário chegou a reduzir a distância para dez pontos, mas em dois erros o Tricolor se aproveitou e voltou a castigar nos disparos do perímetro, com Georginho e Holloway. Os ataques inflamaram a torcida e o Tricolor ainda acertou mais duas de longa distância, sendo a última no estouro do cronômetro, com Georginho, que levantou a torcida.

Mesmo com grande desvantagem no placar, Bauru mostrou muita força e conseguiu se manter no jogo e reduzir progressivamente a distância, apoiado numa defesa agressiva e na queda de aproveitamento do Tricolor nos arremessos de quadra. Aos poucos, a larga vantagem foi sendo encurtada e o relógio chegou ao último minuto com uma vantagem de apenas seis pontos para os donos da casa. Mas o Tricolor mostrou experiência e sangue frio para controlar o relógio e assegurar a importante vitória.

O próximo duelo da série acontece no próximo domingo, às 18h, no Panela de Pressão, em Bauru. Se necessário, o terceiro jogo também acontecerá na casa do adversário, na segunda-feira.

Em São José, os joseenses fizeram o seu melhor jogo na temporada. O São José conseguiu parar o Franca, que tinha a melhor campanha do campeonato e só havia perdido uma vez até agora.

No primeiro quarto, os francanos começaram melhor e chegaram a abrir sete pontos de vantagem nos primeiros minutos. O São José, com o apoio da torcida, conseguiu reagir. Com raça, buscou a virada e chegou a abrir cinco pontos de frente. No final do período e com boa atuação de Duda Machado, ficou com seis pontos de frente: 25 a 19.

No segundo quarto, os joseenses tiveram o grande momento no jogo. Em nenhum momento foram ameaçados por Franca e ficaram a maior parte do tempo com vantagem de ao menos 9 pontos. Em um período em que as bolas de três pontos caíram a defesa estava sólida, o São José foi para o intervalo com 11 pontos de vantagem sobre os visitantes: 51 a 40.

Depois do intervalo, o São José voltou com a mesma pegada. Chegou até a abrir 14 pontos, mas caiu de produção em determinado momento, quando Franco se aproveitou e reduziu para 7. Mas, mesmo assim, os joseenses não se intimidaram e logo reagiram, abrindo de novo 14 pontos, obrigando Helinho a pedir tempo técnico. Nos últimos minutos, os visitantes melhoraram a defesa, tiraram a força do São José e reduziram para oito pontos: 74 a 66.

Nos últimos dez minutos, o time da casa continuou marcando forte, sentindo que poderia vencer. O tempo ia passando e a vantagem ia ficando entre oito e dez pontos para o São José. Franca, porém, reagiu de novo e reduziu para 7 pontos a 3min30 do final. Mas, no fim, o time da casa conseguiu fazer a festa.

As duas equipes voltam a se enfrentar em Franca, domingo, às 18h. Uma nova vitória do São José garante a classificação para a semifinal. Os francanos precisam vencer domingo e provocar o segundo jogo na segunda-feira, novamente em Franca.

O playoff das quartas do Paulista prossegue no sábado com as estreias de Pinheiros x Corinthians, às 18h, no Ginásio Poliesportivo do ECP, e Paulistano/Corpore x Mogi das Cruzes Basquete, às 19h, no Ginásio Antonio Prado.