Seleções Paulistas Sub18 estreiam na final do Brasileiro de Seleções no Rio


Crédito – Michael Oliveira/FPB

Rio de Janeiro (RJ) – A bola vai subir no Rio de Janeiro, a partir desta sexta-feira, para a final do Brasileiro de Seleções Estaduais, categoria sub18. Após a disputa das etapas por região, os finalistas entram em quadra, na Arena da Juventude, em Deodoro, no Rio de Janeiro, para definir os campeões da temporada 2022 no masculino e feminino.

São Paulo estreia às 14h desta sexta-feira na competição. No Feminino, a equipe paulista enfrenta o Amazonas, enquanto o Masculino encara o Distrito Federal.

Ao todo, 12 seleções estaduais de cada naipe garantiram em quadra o direito de participarem do torneio que vale o título do ano. No masculino, 11 fizeram a inscrição para a etapa final, enquanto 8 no feminino.

No masculino, estarão em ação: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Já o feminino terá: Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Todas as partidas terão transmissão ao vivo no YouTube da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Masculino

Pela fórmula de de disputa, as 11 Seleções foram divididas em três grupos na primeira fase, levando em conta o desempenho na fase regional e critérios geográficos. O Grupo A terá Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Amazonas. O Grupo B tem São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Goiás. E o Grupo C tem Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

Avançam para as quartas de final os dois primeiros colocados, além dos dois melhores terceiros. O critério de desempate nessa fase é o número de vitórias. Caso haja empate, será realizado um sorteio para definir os dois classificados que completam as quartas de final. Em seguida, teremos as semifinais e a decisão.

Feminino

Pela fórmula de disputa, as Seleções Estaduais foram divididas em dois grupos na primeira fase, levando em conta o desempenho na fase regional e critérios geográficos. O Grupo A conta com Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal. E o Grupo B tem São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Mato Grosso do Sul. Após os jogos dentro das chaves, teremos a formação das quartas de final com 1º x 4º e 2º x 3º, com o cruzamento das chaves. Os vencedores fazem as semifinais e depois a decisão do torneio.

Fonte – CBB