Sendi/Bauru derrota Paulistano e retoma vantagem de decidir novamente em Bauru
O atual campeão brasileiro venceu o atual campeão paulista e empata a série da semifinal do NBB em 1 a 1. Próximo jogo será terça-feira (8)
Está tudo igual na série semifinal entre Paulistano/Corpore e Sendi/Bauru. Na tarde deste sábado (5), em pleno Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), os atuais campeões do NBB foram agressivos do início ao fim e saíram de quadra com uma imponente vitória fora de casa, pelo placar de 70 a 59. Com isso, empatou a série em 1 a 1.
Com tudo igual no placar confronto, as equipes farão o Jogo 3 da série nesta terça-feira (08/05), novamente no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30 (de Brasílía), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Ninguém foi capaz de segurar Rafael Hettsheimeir. Muito ativo e confiante, o pivô do Dragão estava com a mão quente e foi responsável por nada menos que 23 pontos (6/11 nas bolas de 3). Além disso, apanhou expressivos 14 rebotes e completou sua atuação de gala com um duplo-duplo que lhe rendeu 28 de eficiência.
“A defesa foi o fator primordial da nossa vitória hoje. Depois de uma derrota dura dentro de casa, nós conseguimos reverter e vencer este jogo aqui em São Paulo. Mas não tem nada definido ainda. É uma série muito dura e temos mais um jogo aqui na casa deles para tentarmos vencer também. Vamos focar nesse Jogo 3 para levar a série de volta para Bauru em vantagem”, disse Rafael Hettsheimeir.
Quem também se sobressaiu e merece todos os aplausos no Bauru é o ala Isaac, que dominou a primeira parte do duelo e totalizou 18 pontos. Com 15 pontos, o sempre agressivo armador norte-americano Kendall Anthony foi outro grande nome da equipe bauruense. O garoto Gabriel Jaú foi um monstro na defesa e contribuiu com nove pontos e dez rebotes.
Não é fácil parar a máquina que é o Paulistano no quesito pontuação. Mas na tarde deste sábado, o Bauru não só “conseguiu” como limitou o melhor ataque do NBB CAIXA a nada menos que 59 pontos, menor marca ofensiva da equipe do técnico Gustavo De Conti na temporada. O aproveitamento do CAP nas bolas de 3 foi de apenas 27,1% (11/40) e nas bolas de 2 foi de 35,7% (10/28).
“No Jogo 1 saímos mais para o jogo. O Paulistano teve mérito de jogar da maneira que eles gostam e tiveram sucesso conquistando a vitória lá. Já aqui, conseguimos controlar mais o jogo, visto que passamos grande parte dele na frente do placar. Hoje o placar foi baixo, o que era nosso objetivo. Praticamente não fizemos contra-ataques, limitamos muito o jogo de 5×5 e o Paulistano, consequentemente, também não teve contra-ataques. Além disso, dominamos os rebotes. Então, acho que todos estes foram aspectos que conseguimos arrumar de um jogo para o outro e conquistamos esta grande vitória, igualando a série”, declarou o técnico do Bauru, Demétrius Ferracciú.
Pelo lado do Paulistano, que não teve bons aproveitamentos ofensivos – foram 27,1% nas bolas de 3 pontos e 35,7% nas bolas de 2 –, os destaques ficaram por conta do ala/armador Kyle “Zoom” Fuller, com 13 pontos, do armador Yago Mateus, com 12 pontos, sendo sete deles no terceiro quarto, e do ala/pivô bahamense David Nesbitt, autor de 11 pontos e cinco rebotes. Com seis pontos, dois roubos de bola e três tocos, o pivô Du Sommer foi, como sempre, muito voluntarioso na defesa.
“Tudo começa pelas nossas falhas defensivas. Nós pecamos muito, então, sem essa defesa boa, a gente não consegue sair rápido para o ataque. Hoje o nosso aproveitamento não foi aquele que temos costume de apresentar. São pequenos detalhes que em um jogo de playoffs fazem diferença. Vamos sentar, ver os erros e tentar corrigir para o próximo jogo”, lamentou Du Sommer.
Único invicto como mandante na temporada, então com 16 vitórias em 16 partidas, o Paulistano teve seus 100% de aproveitamento ao lado da torcida quebrados pelo Bauru na tarde deste sábado. Curiosamente, a abertura da atual edição do NBB CAIXA entre CAP x Bauru foi realizada no mesmo Ginásio Antonio Prado Jr, mas com mando bauruense devido a uma suspensão ao Dragão. O resultado também foi favorável ao time do técnico Demétrius: 72 a 71.
Séries das semifinais
– Flamengo 0 x 2 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 1 – Mogi 79 x 62 Flamengo
Jogo 2 – Flamengo 74 x 88 Mogi
Jogo 3 – 07/05 (segunda), às 20 horas, Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – data e horário a definir, Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes
Jogo 5* – data e horário a definir, Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro
– Paulistano/Corpore 1 x 1 Sendi/Bauru Basket
Jogo 1 – Bauru 72 x 78 Paulistano
Jogo 2 – Paulistano 59 x 70 Bauru
Jogo 3 – 08/05 (terça), às 19h30, Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – data e horário a definir, Ginásio Panela de Pressão, em Bauru
Jogo 5* – data e horário a definir, Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo
*Se necessário