Sesi Franca conquista o título inédito da BCLA


Crédito – FIBA

Franca (SP) – A capital do basquete brasileiro viveu, neste sábado, mais uma noite inesquecível em sua história. Desta vez, ao ver o time que é a paixão de todos os moradores da cidade, conquistar de maneira inédita e invicta o título da BCLA – Basketball Champions League Américas 2022/2023.  Franca, o “Rolo Compressor”, venceu o Flamengo por 88 a 79 e fez o Pedrocão explodir ao levantar mais um caneco e ganhar o direito de disputar o próximo campeonato mundial de basquete.

Já a equipe do 123 Minas conquistou o terceiro lugar da BCLA, ao superar a equipe do Quimsa, da Argentina por 94 a 81. Os resultados deste sábado em Franca garantiram um feito inédito: pela primeira vez na história o Brasil colocou 3 equipes do pódio da principal competição de clubes das Américas, somando a antiga Liga das Américas e a BCLA.

Na grande final, o Sesi Franca, atual campeão do NBB e dono de uma sequência invicta de 46 jogos. No Pedrocão lotado, o time francano fez valer o fator casa e desde o inicio do confronto impôs um ritmo intenso e muito aguerrido dos dois lados quadra. Essa força francana foi necessária para impor uma pequena diferença logo no início da partida, o que deixou os donos da casa à frente do marcador até o final do primeiro quarto, que terminou com uma parcial de 49 a 38.

Após o intervalo, o Flamengo voltou diferente. Com maior intensidade na defesa, o Rubro-Negro forçou Franca a cometer muitos erros e o terceiro quarto terminou com vantagem de 22 a 15 para o Flamengo.

O último quarto foi só mais um resumo de tudo que vimos durante todo o jogo: fortes defesas, ataque de qualidade e muita emoção. O Sesi Franca fez o possível para segurar o ímpeto do Flamengo e a experiência dos atletas francanos foi essencial para que o time do interior paulista conquistasse o título inédito da BCLA de maneira invicta.

Lucas Mariano, com 16 pontos e sete rebotes, levou o troféu de MVP do Final Four e foi indicado para o quinteto ideal da competição. Georginho, com 16 pontos, quatro rebotes e cinco assistências na final, e Lucas Dias, com 15 pontos e sete rebotes, também se destacaram na decisão e conseguiram a vaga no “All Five” da competição, que ainda contou ainda com Martin Cuello, do Flamengo, e Alexey Borges, do 123 Minas.

Fonte – LNB