Sesi/Franca vence em Córdoba e é o novo campeão da Liga Sul-americana de 2018


O presidente da FPB, Enyo Correia, parabeniza o campeão paulista por mais uma importante conquista internacional. David Jackson foi eleito o MVP das finais

Em uma final eletrizante, decidida nos segundos finais, graças à precisão de André Góes nos lances livres – acertou nove em dez tentativas – a equipe do Sesi/Franca, atual campeão paulista, derrotou o Instituto Córdoba, por 94 a 90 (29 a 23) e conquista de forma brilhante o título da Liga Sul-Americana de 2018. O jogo, que terminou na madrugada deste sábado (15), horário brasileiro, foi disputado em Córdoba, na Argentina.

O time francano teve uma reação espetacular no quarto período, quando o título veio nos detalhes: boa saída na pressão dos argentinos e nos lances livres e fechou a série melhor de três em dois a um. Começou vencendo em Franca (92 a 90), perdeu o segundo jogo em Córdoba (79 a 68) e ganhou o terceiro também em solo cordobês.

O detalhe que, após a conquista, o ex-técnico Hélio Rubens Garcia, que é pai do atual técnico francano, Helinho Garcia, acompanhou a partida ao lado do irmão mais novo Fransergio, que também foi jogador, cumpriu a promessa: cortou o tradicional bigode que ele usa desde quando jogava. “Promessa é dívida. Disse que cortaria se o time fosse campeão”, disse.

Autor dos últimos nove pontos do Sesi Franca Basquete no jogo, convertidos em dez lances livres tentados, o ala André Góes foi um dos principais responsáveis pelo triunfo em terras portenhas. O jogador, que veio do banco de reservas, encerrou a partida com 15 pontos, dois rebotes e uma assistência.

Além do camisa 40, outros quatro atletas da agremiação visitante alcançaram dígito duplo na pontuação: o pivô Lucas Cipolini, cestinha francano com 17 pontos; o armador Alexey Borges, com 11 pontos, contribuindo também com seis rebotes e sete assistências; o ala Jimmy Dreher, com 12 tentos, e o norte-americano David Jackson, com 16.

David Jackson, com a atuação espetacular, alcançou ainda o posto de jogador mais valioso (MVP) das finais da Liga Sul-Americana, encerrando a série diante do Instituto de Córdoba com médias de 13,3 pontos, 4,3 rebotes e 2,67 assistências por jogo, com aproveitamento de 56% nos arremessos de quadra.

 

ENYO CORREIA PARABENIZA FRANCA

O presidente da Federação Paulista de Basketball, Enyo Correia, acompanhou a partida pela TV e ficou muito feliz pela conquista da equipe paulista. “Gostaria de parabenizar toda diretoria, comissão técnica e jogadores do Sesi/Franca pela belíssima conquista da equipe. Nunca é fácil ganhar um título em se tratando de solo argentino. E o time francano, muito bem comandado pelo Helinho Garcia trouxe mais esse título para a cidade de Franca”.

Quando o capitão da equipe, Elinho Corazza levantou o troféu “Copa Horário Muratore, os jogadores fizeram uma grande festa no ginásio de Córdoba. A comemoração do título, 27 anos de espera, vai continuar em Franca, com a chegada da delegação na tarde deste sábado (15), quando haverá desfile em carro de bombeiro e uma concentração no ginásio Pedrocão, templo do basquete francano.

A equipe também está classificada para a Liga das Américas em 2019, ao lado do Paulistano/Corpore e Flamengo.

Foi uma conquista inédita e o 11º título internacional de Franca. Além da Liga Sul-Americana de 2018, a cidade que já foi Amazonas Franca, AA Francana e depois Franca Basquete, é tetracampeão Pan-Americano de Clubes (1993, 1994, 1997 e 1999) e hexacampeão do Campeonato Sul-Americano (1974, 1975, 1977, 1980, 1990 e 1991).

Campanha rumo ao título


Primeiro jogo – 07/12 – SESI Franca 92 X 90 Instituto de Córdoba 
Segundo jogo – 13/12 – Instituto de Córdoba 79 X 68 SESI Franca 
Terceiro jogo – 14/12 – Instituto de Córdoba 90 X 94 SESI Franca

Classificação Final 


Campeão – SESI Franca Basquete (SP) – Brasil 
Vice-campeão – Instituto de Córdoba – Argentina