Unimed Campinas conquista o título Paulista Feminino 2024 ao vencer Santo André por 74 a 69
em Imprensa FPB
A Divisão Especial Feminina do Campeonato Paulista de Basquete tem um novo campeão. É a equipe do Unimed Campinas, que na noite desta quarta-feira (04/12) derrotou a A.D Santo André no Ginásio Parque Celso Daniel, em Santo André, por 74 a 69. Campinas não conquistava o título estadual desde 2020.
A partida que decidiu a temporada do centenário da Federação Paulista de Basketball foi extremamente equilibrada e viu triunfar a equipe com melhor aproveitamento no primeiro turno. Após rendimento abaixo do esperado na fase de realinhamento e classificação para os Playoffs no quarto lugar geral, Campinas retomou o prumo e foi praticamente perfeita nas quartas, semis e finais, perdendo apenas um dos sete jogos disputados nas fases de mata-mata.
Quem acompanhou as finais do Paulista este ano viu três jogos eletrizantes, em que Santo André foi um adversário bravíssimo para o time campeão paulista. Campinas venceu o primeiro jogo por 74 a 68, aproveitando rendimento abaixo da média do adversário no primeiro quarto, o que determinante para o resultado final. Na segunda partida, no entanto, Santo André jogou com muita raça, foi forte na defesa, e empurrado pela torcida no Celso Daniel igualou a série vencendo também por 74 a 68.
O terceiro jogo, no entanto, mostrou a maturidade do Unimed Campinas. O time treinado pelo técnico Bernardo dos Santos foi resiliente e lidou muito bem com a pressão de Santo André, que mais vez contou com grande apoio da torcida em seu ginásio.
O primeiro quarto foi uma réplica do que aconteceu no segundo jogo da série, na última segunda-feira, com o Santo André tentando controlar o ritmo da partida, apostando nas transições rápidas e explorando as jogadas em velocidade. O Unimed Campinas, por sua vez, buscou proteger seu garrafão e recuperar a posse de bola para tentar construir ataques sólidos. As armadoras de ambas as equipes, Lays pelo Santo André e Casanova pelo Campinas, foram os destaques iniciais e mostraram o brilho que tiveram ao longo de toda a temporada.
Embora o Santo André tenha tentado se impor, foi Campinas quem teve mais competência nas tentativas de cesta, conseguindo uma pequena vantagem ao final do primeiro quarto, com 18 a 16. No segundo quarto, o jogo continuou equilibrado, mas o Unimed Campinas se mostrou mais preciso, fechando a parcial com 21 a 19 e indo para o intervalo com a vantagem de 39 a 35.
O terceiro quarto foi crucial para a definição do título. Com uma defesa sólida e um ataque eficaz, o Unimed Campinas dominou a etapa, fechando o período com um expressivo 16 a 8, ampliando a vantagem para 55 a 43 no placar agregado. A equipe de Campinas demonstrou calma e eficiência, controlando o tempo e administrando o jogo.
No último quarto, o time da casa, Santo André, fez uma tentativa de recuperação. Com muita luta e garra, as jogadoras do time comandado por Rafael Choco conseguiram reagir, vencendo a parcial por 26 a 19. Nos minutos finais, o Ginásio Parque Celso Daniel viveu momentos de tensão, com o placar em 70 a 69 a favor do Unimed Campinas, faltando apenas 2 minutos para o fim. Porém, a equipe visitante soube controlar o nervosismo e com boas decisões manteve a vantagem até o apito final, conquistando o título com a vitória por 74 a 69.
IZA SANGALLI: A MVP DA PARTIDA
Com uma exibição impecável durante toda a partida, Iza Sangalli foi eleita a MVP da final, sendo a principal peça no esquema de Campinas e contribuindo com 15 pontos e 15 de eficiência.
Além de Iza, o time de Campinas contou com grandes atuações de outras jogadoras, como Ineidis Casanova, que comandou o jogo com muita visão de jogo e passes precisos. Casanova termina o Paulista 2024 como cestinha da competição com média de 20,18 pontos por partida.