Aleksandar Petrovic convoca Seleção Brasileira para os Jogos do Pré-Mundial
Sem Yago Matheus, contundido, o técnico fez a convocação na manhã desta quinta-feira (22), no Corinthians
O técnico Aleksandar Petrović anunciou, nesta quinta-feira (22 de novembro), no Memorial do SC Corinthians Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo (SP), a relação dos 13 jogadores que irão integrar a Seleção Brasileira Adulta Masculina na quinta janela das Eliminatórias das Américas para a Copa do Mundo da China. Além do treinador do selecionado nacional, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) esteve representada por Marcelo Sousa (diretor-executivo) e pelo convidado especial, Wlamir Marques.
“O grupo chamado pelo Petrović tem muita qualidade, uma vez que conta com jogadores experientes, mas apresenta também uma mescla com alguns atletas mais novos, que estão em crescimento. Serão dois jogos difíceis, entretanto, temos totais condições de vencê-los, ainda mais jogando em nossos domínios, contando com o importante apoio do torcedor brasileiro”, complementou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.
A relação dos convocados
Armadores: Rafael Luz (MonraBanc Andorra/Epanha), Scott Machado (South Bay Lakers/Estados Unidos) e Arthur Pecos (Mogi das Cruzes/Helbor)
Alas/armadores: Vitor Benite (Cedevita/Croácia) e Leandro Barbosa
Laterais: Marquinhos Souza (CR Flamengo), Leonardo Meindl (Paulistano/Corpore) e Marcos “Didi” Louzada (Sesi Franca Basquete)
Alas/pivôs: Lucas Dias (Sesi Franca Basquete), Anderson Varejão (CR Flamengo) e Rafael Mineiro (CR Flamengo)
Pivôs: Lucas “Bebê” Nogueira (Montakit Fuenlabrada/Espanha) e Augusto Lima (Cedevita/Croácia)
A comissão técnica, além Petrović, conta com estes integrantes: Renato Lamas (gerente-técnico), Vinicius Alvarez (coordenador técnico), Cesar Guidetti e Bruno Savignani (assistentes técnicos), Bruno Nicolaci Costa (preparador físico), Carlos Vicente Andreoli (médico), Bruno Secco (fisioterapeuta), Felipe Ferreira Tadiello (fisioterapeuta), Denise da Silva (nutricionista), PH Silva (massagista e roupeiro) e Marcello Pires (assessor de imprensa).
“Tivemos que trocar os três armadores para estes dois importantes jogos: Ricardo Fischer e Yago Mateus, que estão contundidos, e Marcelinho Huertas, que não foi liberado pelo seu clube por conta da Euroleague. Para estas vagas foram chamados Scott Machado, que está fazendo um bom papel na Liga de Desenvolvimento da NBA; Rafael Luz, que está em crescimento depois de se recuperar de lesão; e Arthur Pecos, que vem bem no NBB”, comentou Petrović.
“Na lateral, o Marquinhos está de volta, pois conversamos e ficou tudo acertado; Leandro está sem clube, mas vem treinando forte e jogou muito bem diante do Canadá; enquanto Leo Meindl e Vitor Benite são jogadores constantes nas minhas listas. Outro aspecto importante é o jovem Didi, que está jogando em alto nível e vem buscando seu espaço no selecionado adulto. Entre os pivôs, a novidade é Lucas Nogueira, que está atuando na Espanha; pude vê-lo em ação diante do Real Madrid e Barcelona, com duas boas atuações, por isso, merece esta oportunidade. Ele estará ao lado de Anderson Varejão, Rafael Mineiro e Augusto Lima na posição”, acrescentou Aleksandar.
O bicampeão mundial e medalhista olímpico, Wlamir Marques, enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pela Confederação Brasileira e pelo técnico da equipe brasileira. “Estou muito feliz em ver o Aleksandar Petrović comandando a Seleção Brasileira, pois é um técnico de extrema qualidade e que sabe o que está fazendo e, melhor ainda, tem plena ciência aonde quer chegar. Ele vem colocando na cabeça dos nossos jogadores uma maneira mais europeia de jogar, com a valorização da posse de bola e um jogo mais pensado e estudado, sem muitos arremessos forçados e correria, como vem sendo a tônica do que temos visto por aqui”, comentou.
O Brasil enfrenta a República Dominicana, no dia 30 de novembro (sexta-feira), às 19h15 (de Brasília), e o Canadá, no dia 03 de dezembro (segunda-feira), às 20h (de Brasília). Os ingressos seguem à venda.