Atleta da Semana
Raphaella Marciano da Silva, do Basketball Santo André/APABA
Mais uma revelação do competente trabalho de formação do Basketball Santo André/APABA, Raphaella Marciano da Silva, 17 anos (25 de janeiro de 1999) e 1m83, tem sido presença constante nos selecionados brasileiros de base, além disso, já vem integrando o elenco adulto da equipe andreense, na disputa do Campeonato Paulista, quando ficou com o vice-campeonato, e na Liga de Basquete Feminino (LBF).
Nascida em Miracema (RJ), Raphaella chegou à cidade de Santo André aos 12 anos de idade, quando iniciou os treinamentos na base e foi subindo de categoria, mantendo sempre um constante quadro evolutivo. Com 12 anos, Raphaella teve que fazer uma escolha entre o basquete e o futsal. “Por algum motivo eu escolhi o basquete, mesmo não sabendo nada sobre essa modalidade. Hoje, sou completamente apaixonada pelo o que faço. De alguma forma o basquete me chamou”, relata.
O desenvolvimento da jovem atleta foi muito grande ao ponto se destacar jogando pela sua equipe e também pela Seleção Brasileira. Prova disso, é que a jovem Raphaella foi um dos principais nomes da Seleção Brasileira no Campeonato Sul-americano Sub-17 – 2015. Com muito orgulho, a pivô não só trouxe a medalha de ouro, como também foi escolhida a jogadora mais valiosa do campeonato (MVP), que foi realizado em Assunção, capital do Paraguai. A jovem somou 77 pontos e foi a cestinha brasileira.
Em seu currículo, a Raphaella já carrega os títulos de bicampeã do Campeonato Brasileiro Sub-15 (Seleção Paulista), além de ser campeã do Sul-americano Sub-16 – 2014 (Venezuela). E, quando tinha apenas 13 anos, foi considerada a melhor jogadora do Campeonato Paulista Feminino da categoria.
Com todo seu empenho nos treinamentos e jogos, aliado aos necessários ensinamentos das experientes Laís Elena, Arilza Coraça e de toda a comissão técnica do Basketball Santo André/APABA, Raphaella tem tudo para realizar um de seus sonhos: disputar uma Olimpíada.