Com três equipes de São Paulo, Liga de Basquete Feminino é apresentada


Competição será aberta no dia 20, com a reedição da final do Campeonato Paulista

A Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2015/2016 foi lançada nesta terça-feira (17 de novembro), no Teatro Omni, na sede do Sport Club Corinthians Paulista, na Zona Lesta da cidade de São Paulo (SP), contando com a presença da diretoria da entidade, dos técnicos, atletas, dirigentes e demais convidados. A Federação Paulista de Basketball (FPB) esteve representada pelo assessor de imprensa, Frederico Batalha.

“O campeonato está em um novo formato, mas tenho certeza de que será uma grande temporada, com muito equilíbrio, e que ano que vem teremos muito mais equipes participando. O Brasil está com uma geração muito talentosa de jovens jogadoras e a LBF vai ser fundamental nesse processo de amadurecimento”, disse a ex-jogadora Alessandra Santos, campeã Mundial com a Seleção Brasileira em 1994 e que foi campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF), defendendo o Sport Recife.

A sexta edição da LBF contará com as participações de três equipes paulistas: Corinthians/Americana, que é o atual campeão, Basketball Santo André/APABA e Top Therm/Unimed/Grupo Leonardi/Sicredi/Presidente Venceslau. Além destes, Sampaio Correa Basquete e Maranhão Basquete (ambos do Maranhão) e Uninassau/América (Pernambuco).

De acordo com o regulamento, estas equipes se enfrentarão em turnos dobrados, ou seja, os seis times da competição jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitante.

“Mais uma LBF que se inicia e sabemos que todas as equipes se reforçaram, mas nós também agregamos valores com as meninas que vieram. Temos uma comissão técnica extremamente motivada, uma estrutura profissional e vamos defender nosso título até o fim”, comenta a ala/armadora Karla Costa, do Corinthians/Americana.

A fase de classificação terá duração até o início do mês de abril de 2016. As quatro equipes melhores colocadas na primeira fase garantem vaga direta para a fase semifinal dos playoffs, que será disputado em série melhor-de-três jogos, com a equipe de pior campanha sediando o primeiro jogo e o time de melhor campanha realizando as duas últimas partidas em casa. Já a decisão do campeonato nacional será realizada em uma série melhor de cinco jogos.

O jogo de abertura será entre Corinthians/Americana e Basketball Santo André/APABA, na sexta-feira (20 de novembro), às 20h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Centro Cívico, na cidade de Americana (SP), reeditando a final da última edição do Campeonato Paulista.

“Estreia importantíssima e vamos começar com tudo, mostrando o nosso melhor para chegar a grande final, pois esse é o nosso objetivo e o caminho a seguir: foco, determinação e atitude”, acrescenta a ala Patrícia Chuca, da equipe de Americana.

“Estreia de campeonato é sempre interessante para colocarmos em prática tudo o que trabalhamos, ainda mais contra o time de Americana, que enfrentamos na final do estadual. Trata-se de um clássico paulista, que deverá ser decidido nos detalhes e quem errar menos sairá com a vitória”, finaliza a lateral Jaqueline Silvestre, do representante de Santo André.