Corinthians inicia sonho da conquista da Liga Sul-Americana a partir deste final de semana


A equipe adulta do Corinthians inicia nesta sexta-feira (24/10), às 20h, contra o ABC Camp, do Equador, a batalha para conquistar novamente um título internacional de basquetebol, o que não acontece desde 1969, quando o Timão sagrou-se tricampeão do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões. Com apoio de sua torcida no Ginásio Wlamir Marques, o Timão espera começar com o pé direito a caminhada para levantar o troféu da Liga Sul-Americana.

Crédito: Beto Miller

As chaves da primeira fase da competição serão jogadas em dias consecutivos em uma mesma cidade, em sistema de turno único. Ao final da primeira etapa, os dois melhores de cada grupo avançam para a próxima fase, que será composta por dois novos quadrangulares. Neles, as equipes voltam a se enfrentar em turno único, e os dois primeiros colocados de cada chave garantem lugar no Final Four. A etapa decisiva terá semifinais, disputa do terceiro lugar e a final.

O Alvinegro está no Grupo C e além do ABC enfrentará também o Defensor Sporting, do Uruguai, no sábado às 19h10 e o Quimsa, da Argentina, no domingo às 19h10.

Elenco motivado e preparado para o início da disputa
O Corinthians esteve perto de conquistar a Liga Sul-Americana em 2019, mas a equipe comandada naquela ocasião pelo técnico Bruno Savignani perdeu a série melhor de 3 partidas da final para o Botafogo: 2 a 1. Agora, o Timão é liderando pelo treinador Jece Leite, que naquela disputa em 2019 era auxiliar técnico do campeão Léo Figueiró. Um de seus comandados agora, o ala-pivô Victão, afirma que o time está confiante e preparado após os treinos intensos realizados nas últimas semanas.

“Chegamos muito motivados e concentrados. A gente vem de semanas intensas de trabalho e ajustes para podermos mostrar o nosso melhor basquete”, diz Victão, que foi um dos destaques da equipe no último Campeonato Paulista.

Pinheiros ainda vai estrear. Bauru já está eliminado
Outro representante de São Paulo no torneio, o Pinheiros está no Grupo D e vai até Assunção, no Paraguai, para enfrentar Deportivo San José (Paraguai), Regatas Corrientes (Argentina) e CDC Leones de Quilpué (Chile) entre os dias 27 e 29 de outubro.

Terceiro time paulista na competição, o Bauru Basket foi eliminado ao perder os três jogos que disputou pelo Grupo A contra Olimpia Kings (Paraguai), CD Jorge Guzmán (Equador) e Oberá Tenis Club (Argentina). Outro brasileiro já eliminado é o Vasco da Gama, que perdeu dois dos três jogos que disputou pela Grupo B.