DESTAQUE DA SEMANA: Pedro Rodrigues faz sua estreia na sexta (8) no Marca La Roda


O tradicional torneio de minibasquete reúne o que tem de melhor na Espanha e alguns países da Europa, inclusive da Suiça, time que vai jogar o brasileiro

O pequeno Pedro Rodrigues nasceu para jogar basquete. Seria quase impossível aquele menino que aos quatro anos de idade já dava seus arremessos no ginásio Municipal Gualberto Moreira, em Sorocaba, enquanto aguardava os jogos da LSB. O interesse pela bola tem motivos claros em sua vida. Filho do ex-jogador, atual presidente e técnico da Liga Sorocabana de Basquete, Rinaldo Rodrigues, Pedro, com um ano de idade ganhou sua primeira bola. E de lá para cá, virou um casamento perfeito.

Pedro, com nove anos já atuava pelo Sub-12, campeão da Série Prata de 2017. Atualmente, aos 10 anos, é líder em pontos e assistências da equipe da LSB na categoria sub-12 do Campeonato da Grande São Paulo. Por Conselho do pai, o menino de Sorocaba não pensou duas vezes em aceitar o convite em ir treinar em Madri. A partir daí sobrou um convite para jogar pelo time da Suiça, o Swiss Hoops Academy. A estreia no Torneio de Villa La Roda, será nesta sexta-feira (8), contra o UCAM Murcia, da Espanha (13 horas de Brasília), em uma chave que terá ainda o Real Madri, atual bicampeão do torneio, adversário da equipe do brasileiro no próximo sábado (9), também às 13 horas (horário de Brasília).

Fã do armador esloveno Luka Doncic, uma futura estrela da NBA e que atualmente joga no Real Madri, Pedro Rodrigues está confiante no que pode fazer no Torneio de La Roda. Por isso chegou a estudar um pouco de espanhol. Porém o que quer mostrar mesmo são suas qualidades como jogador. “Estou bem preparado. E se tiver oportunidades, vou mostrar meu basquete”, garante.

Rinaldo Rodrigues, pai, técnico e conselheiro, está acompanhando o filho na Espanha. E só tem elogios. “A cidade é uma tranquilidade e o torneio movimenta à base na Espanha e alguns países da Europa. Não é por menos que vai para sua 21ª edição”, adianta. “O Pedro tem potencial. Está animado e quer mostrar todo seu jogo por aqui”, adianta.

Além de Luka Doncic, seu principal ídolo, Pedro Rodrigues tem na irmã Mariana Baddini, jogadora do infanto-juvenil (17 anos) do vôlei do Pinheiros, sua principal incentivadora. “A Mariana é a maior apoiadora que o Pedro siga mesmo a carreira de jogador de basquete. É lógico que o Pedro é o maior incentivador da irmã no vôlei, além da mãe, claro”, afirma Rinaldo, ao se referir a mãe Natália Rodrigues.

Rinaldo Rodrigues conta que por ter uma vida ligada ao basquete, sempre incentivou o filho na prática, desde um ano, quando presenteou com uma bola de basquete. “Com quatro anos o basquete passou ser prioridade na vida do Pedro. E quando ele me perguntou o que faria a diferença em um jogador da idade dele, falei que nunca tinha visto alguém arremessar com perfeição com as duas mãos. Ele treina deste então e arremessa tanto com a direita como com a esquerda”, recorda o pai orgulhoso.

Perfil do craque

Nome: Pedro Gabriotti Rodrigues

Local de nascimento: Sorocaba-SP

Data de nascimento: 10/08/2007

Posição: armador (1)

Altura: 1,55m

Clube atual: Liga Sorocabana

Ídolo que inspira: Luka Doncic (Real Madrid)

Estuda no Colégio Objetivo de Sorocaba

 

TRADIÇÃO DE 21 EDIÇÕES

O Torneio de Minibasquete Marca-Villa de La Roda, cidade de 17 mil habitantes e que faz parte da Grande Madrid, já vai para sua 21ª edição. É uma tradição na Espanha, envolvendo as principais forças da base do País e da Europa.

O Real Madri, atual bicampeão do torneio, está na chave da equipe de Pedro Rodrigues. É a 19ª vez que participa consecutivamente da competição. O tradicional torneio que tem o patrocínio do Jornal Marca, terá ainda mais 11 equipes:  Montakit Fuenlabrada, Valencia Basket, Luther King La Laguna (Tenerife), Unicaja, UCAM Murcia, Real Betis Energía Plus, Swiss Hoops Academy (Suiça), Frenchy Phenoms (França), Tolouse Travel Team (França), Bayern de Munich (Alemanha) e o anfritião C.P. La Roda.